Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Atos dos Apóstolos  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 11  † 

(Versículos e sumário)

11 Os apóstolos e os irmãos que estavam na Judeia ouviram que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus.

2 Quando Pedro subiu para Jerusalém disputavam contra ele os que eram da circuncisão,

3 Dizendo: Por que entraste em casa de homens que não são circuncidados e comeste com eles?

4 Mas Pedro, narrando as coisas desde o princípio, lhas expunha pela sua ordem, dizendo:

5 Eu estava orando na cidade de Jope e vi, num arrebatamento de espírito, uma visão que, descendo um vaso, como um grande lençol, sustido pelas quatro pontas, baixava do céu e veio até onde eu estava.

6 Detendo eu nele os olhos o contemplava, e vi dentro dele animais terrestres de quatro pés, alimárias, répteis e aves do céu.

7 E ouvi também uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come.

8 Então eu disse: De nenhuma sorte, Senhor, porque nunca na minha boca entrou coisa comum ou imunda.

9 E me respondeu outra vez a voz do céu: O que Deus purificou, não lhe chames comum.

10 E isto sucedeu por três vezes, e depois todas estas coisas tornaram a recolher-se ao céu.

11 Eis que logo chegaram três homens à casa onde eu estava, enviados a mim de Cesareia.

12 E o Espírito me disse que fosse eu com eles, sem por nisso alguma dúvida. Estes seis irmãos que vedes, foram também comigo, e entramos na casa de certo varão.

13 E nos narrou como tinha visto na sua casa ao anjo que estava diante dele e que lhe dizia: Envia a Jope, e faze vir a Simão, que tem por sobrenome Pedro.

14 O qual te dirá as palavras, pelas quais serás salvo tu e toda a tua casa.

15 Quando eu estava falando, desceu o Espírito Santo sobre eles, assim como também tinha descido sobre nós no princípio.

16 E eu me lembrei então das palavras do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou em água mas vós sereis batizados no Espírito Santo( † )

17 Pois se Deus deu àqueles a mesma graça que também a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para me opor a Deus?

18 Ouvindo isto se aquietaram e deram glória a Deus, dizendo: Então também aos gentios participou Deus o dom da penitência, que conduz à vida.

19 E na verdade aqueles que haviam sido dispersos pela tribulação que tinha acontecido por causa de Estêvão, chegaram até Fenícia, Chipre e Antioquia, não pregando a ninguém a palavra senão só aos judeus.

20 E entre eles havia alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, quando entraram em Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes ao Senhor Jesus.

21 E a mão do Senhor era com eles, e um grande número de crentes se converteu ao Senhor.

22 E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém, e enviaram Barnabé a Antioquia.

23 O qual, quando lá chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverar no Senhor pelo propósito do seu coração.

24 Porque era varão bom e cheio do Espírito Santo e de fé. E se uniu ao Senhor grande número de gente.

25 E dali partiu Barnabé para Tarso em busca de Saulo; tendo-o achado, o levou a Antioquia.

26 E aqui nesta Igreja passaram eles todo um ano e instruíram uma grande multidão de gente, de maneira que em Antioquia pela primeira vez os discípulos foram denominados cristãos. n

27 Por estes dias vieram de Jerusalém a Antioquia uns profetas.

28 E levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, por espírito, que haveria uma grande fome por todo o globo da terra; esta veio em tempo de Cláudio.

29 E os discípulos, cada um conforme a possibilidade que tinha, resolveram enviar algum socorro aos irmãos que habitavam na Judeia.

30 O que eles efetivamente fizeram enviando-o aos anciãos por mãos de Barnabé e de Saulo.



[1] Cristãos: Confira as razões da denominação de cristãos, por sugestão de Lucas, aos anteriormente chamados “seguidores do Caminho” no quarto capítulo de Paulo e Estêvão.


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir