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Epístola de S. Paulo aos Romanos

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 2  † 

(Versículos e sumário)

2 Por isso és inescusável, ó homem que julgas; pois julgando a outro a ti mesmo condenas, fazendo isto que julgas.

2 Porque sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, para aqueles que tais coisas fazem.

3 E tu, ó homem, que julgas aqueles que fazem tais coisas, fazendo o mesmo, pensas que escaparás ao juízo de Deus?

4 Acaso desprezas as riquezas da sua bondade, paciência e longanimidade? Ignoras que a benignidade de Deus te convida à penitência?

5 Mas pela tua dureza, e coração impenitente, entesouras para ti ira, no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,

6 No qual retribuirá a cada um segundo as suas obras: ( † )

7 E aos que perseverarem nas boas obras, glória e honra, e imortalidade, com a vida eterna por certo.

8 Mas ira e indignação aos que são contenciosos, e que não obedecem à verdade, mas dão crédito à iniquidade.

9 Tribulação e angústia sobrevirá à alma de todo homem que faz o mal, do judeu primeiramente e do grego.

10 Mas glória, honra e paz será dada a todo o que fizer o bem, ao judeu primeiramente e ao grego.

11 Pois para com Deus não há acepção de pessoas.

12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e quantos pecaram sob a lei, pela lei serão julgados.

13 Porque os que apenas ouvem a lei, não são justos diante de Deus; mas os que fazem o que manda a lei, serão justificados.

14 Porque quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, esses tais não tendo lei, a si mesmos servem de lei.

15 Os quais mostram a obra da lei escrita nos seus corações, eles rendem testemunho à sua própria consciência, e cogitando, umas vezes se autoacusam e outras se desculpam,

16 No dia em que Deus há de julgar as obras ocultas dos homens por Jesus Cristo, segundo o meu Evangelho.

17 Mas se tu, que te cognominas judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus,

18 E conheces a sua vontade, e distingues o que é mais proveitoso, e és instruído na lei;

19 Tu mesmo que presumes ser o guia dos cegos, lume daqueles que estão em trevas;

20 Instrutor dos insipientes, mestre das crianças, que tens a regra da ciência e da verdade na lei;

21 Tu, pois, que ensinas a outrem, a ti mesmo não ensinas; tu que pregas que se não deve furtar, furtas;

22 Tu que dizes que se não deve cometer adultério, cometes; tu que abominas os ídolos, sacrilegamente os adora;

23 Tu que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei.

24 (Porque o nome de Deus é blasfemado por vós entre as gentes, assim como está escrito). ( † )

25 A circuncisão na verdade é proveitosa se guardares a lei; mas se fores transgressor da lei, és um circunciso incircunsidado.

26 Pois se o incircunciso guardar os preceitos da lei, não é verdade que o seu prepúcio será reputado como circuncisão?

27 E não te julgará, o que é naturalmente incircunciso e cumpridor da lei, a ti, que com a letra e com a circuncisão és prevaricador da lei?

28 Porque não é judeu o que o é manifestamente; nem é circuncisão a que se faz exteriormente na carne;

29 Mas é judeu o que o é interiormente; e a circuncisão do coração é no espírito e não segundo a letra, cujo louvor não vem dos homens, senão de Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Novum Testamentum Graece (NA28 - Nestle/Aland, 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others) Parallel Greek New Testament by John Hurt.


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