Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Epístola de S. Tiago  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 4  † 

(Versículos e sumário)

4 Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Não vêm elas deste princípio? Das vossas concupiscências, que combatem em vossos membros?

2 Cobiçais, e não tendes o que quereis: matais e invejais, e não podeis alcançar o que desejais: litigais e fazeis guerra, e não tendes o que pretendeis, porque não pedis.

3 Pedis e não recebeis: e isto porque pedis mal; para satisfazerdes as vossas paixões.

4 Adúlteros, não sabeis que a amizade deste mundo é inimiga de Deus? Logo todo aquele que quiser ser amigo deste século se constitui inimigo de Deus.

5 Acaso imaginais vós que em vão diz a Escritura: Que o espírito que habita em vós, vos ama com ciúme? ( † )

6 Porém dá maior graça. Por isso diz: Deus resiste aos soberbos e dá a sua graça aos humildes. ( † )

7 Sede logo sujeitos a Deus e resisti ao diabo, ele fugirá de vós.

8 Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Lavai, pecadores, as mãos; e os que sois de ânimo dobrado, purificai os corações.

9 Afligi-vos a vós mesmos, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza.

10 Humilhai-vos na presença do Senhor e ele vos exaltará.

11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. O que detrai de seu irmão, ou o que julga a seu irmão, detrai da lei e julga a lei. Se tu porém julgas a lei, não és observador dela, mas fizeste seu juiz.

12 Não há mais que um legislador e um juiz, que pode perder e que pode salvar. Mas tu quem és que julgas a teu próximo?

13 Pois vede agora como vós vos portais os que dizeis: Hoje ou amanhã iremos àquela cidade, e demorar-nos-emos ali sem dúvida um ano, e comerciaremos, e faremos o nosso lucro.

14 Sendo que vós não sabeis o que sucederá amanhã.

15 Porque que coisa é a vossa vida? É um vapor, que aparece por um pouco de tempo, e que depois se desvanecerá; em vez de dizerdes: Se o Senhor quiser. E: Se nós vivermos, faremos esta ou aquela coisa.

16 Mas vós, pelo contrário, elevai-vos nos vossos presumidos pensamentos. Toda a presunção, tal como esta, é maligna.

17 Aquele pois que sabe fazer o bem, e não o faz, peca.



O versículo 13 dessa epístola na bíblia do Padre Antônio Pereira de Figueiredo, tanto em latim como em português, inicia-se com a frase final do versículo 12; fizemos, todavia, a alteração, para se conformar com as outras versões das Escrituras.


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir