Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro dos Reis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 5

(Versículos e sumário)

5 Enviou também Hirão de Tiro servos a Salomão; pois ouviu que ele tinha sido ungido rei em lugar de seu pai; porque Hirão sempre fora amigo de David.

2 Salomão mandou dizer a Hirão:

3 Tu sabes o desejo de David meu pai, e que lhe não foi possível edificar uma casa ao nome do Senhor seu Deus em razão das guerras que lhe sobrevinham de todas as partes, enquanto o Senhor lhe não metesse debaixo dos pés os seus inimigos.

4 Porém agora o Senhor meu Deus me concedeu descanso por toda a parte; e não há contrário, nem mau encontro.

5 Pelo que intento edificar um templo ao nome do Senhor meu Deus, conforme o que o Senhor ordenou a David meu pai dizendo: Teu filho, que eu farei assentar em teu lugar sobre o teu trono, este edificará um templo ao meu nome.

6 Dá ordem pois a teus servos que me cortem cedros do Líbano, e os meus servos estarão com os teus; e eu darei a teus servos qualquer paga que tu me peças; porque tu sabes que no meu povo não há ninguém que saiba cortar madeira como os Sidônios.

7 Hirão como ouvisse as palavras de Salomão, alegrou-se em extremo, e disse: Bendito seja hoje o Senhor Deus, que deu a David um filho sapientíssimo sobre este tão grande povo.

8 E Hirão mandou dizer a Salomão: Eu ouvi tudo o que me mandaste dizer. Eu executarei tudo o que desejas acerca das madeiras de cedro e de faia.

9 Os meus servos as levarão do Líbano até ao mar; e eu os farei conduzir em jangadas até o lugar que tu me designares, e eu as farei aí transportar, e tu as mandarás receber, e dar-me-ás o necessário para sustentação da minha casa.

10 Deu pois Hirão a Salomão madeiras de cedro, e madeiras de faia, conforme todo o seu desejo.

11 E Salomão dava a Hirão para sustento da sua casa vinte mil coros de trigo, e vinte coros de puríssimo azeite. Estes os provimentos que Salomão dava a Hirão todos os anos.

12 Deu o Senhor também a sabedoria a Salomão, conforme lho tinha prometido; e havia paz entre Hirão e Salomão, e fizeram ambos entre si aliança.

13 E escolheu o rei Salomão obreiros em todo o Israel, e ordenou que fossem trinta mil homens.

14 E ele os mandava ao Líbano por seu turno, dez mil cada mês, de sorte que ficavam dois meses em suas casas e Adonirão era o encarregado do cumprimento desta ordem.

15 E teve Salomão setenta mil que acarretavam as cargas, e oitenta mil cavouqueiros no monte;

16 Fora os aparelhadores de cada obra, em número de três mil e trezentos que davam as ordens ao povo e aos que trabalhavam.

17 E o rei mandou que tirassem pedras grandes, pedras de preço para os alicerces do templo, e que as facetassem;

18 E lavraram-nas os canteiros de Salomão, e os canteiros de Hirão; os de Gíblios porém aparelharam as madeiras e as pedras para se edificar a casa.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir