Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro dos Reis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 19

(Versículos e sumário)

19 Referiu pois Acab a Jezabel tudo o que Elias havia feito, e como ele matara à espada todos os profetas.

2 E Jezabel enviou um mensageiro a Elias, dizendo: Os deuses me tratem com toda a sua severidade, se eu amanhã a esta mesma hora, te não fizer perder a vida, como tu fizeste perder a cada um deles.

3 Elias pois teve medo, e levantando-se se ausentou para onde quer que o seu desejo o levava; e chegou a Bersabée, em Judá, e despediu ali o seu criado,

4 E andou pelo deserto, o caminho dum dia. E tendo chegado, e assentando-se debaixo dum junípero [zimbro], desejou para si a morte, e disse: Basta-me de vida, Senhor, tira a minha alma; porque eu não sou melhor do que meus pais.

5 E lançou-se em terra, e adormeceu à sombra do junípero; e eis que um anjo do Senhor o tocou, e lhe disse: Levanta-te, e come.

6 Olhou ele, e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água, comeu pois, e bebeu, e tornou a adormecer.

7 E voltou segunda vez o anjo do Senhor, e o tocou, e lhe disse: Levanta-te, e come; porque te resta um grande caminho.

8 Tendo-se ele levantado, comeu e bebeu, e com o vigor daquela comida caminhou quarenta dias, e quarenta noites, até o monte de Deus, Horeb.

9 E tendo chegado ali, ficou numa caverna; e eis que o Senhor lhe dirigiu a sua palavra, e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?

10 E ele respondeu: Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto; destruíram os teus altares, mataram os teus profetas à espada; eu fiquei só, e eles me procuram para me tirarem a vida.

11 E disse-lhe: Sai e tem-te no monte diante do Senhor, e eis que passa o Senhor e um vento impetuoso e rijo, que transtorna os montes, e esmigalha as pedras diante do Senhor. O Senhor não estará no vento, e depois do vento haverá tremor; e o Senhor não estará no tremor,

12 E depois do tremor acender-se-á um fogo; o Senhor não estará no fogo, e depois do fogo ouvir-se-á o assopro duma branda viração.

13 Tendo Elias ouvido isto, cobriu o seu rosto com a capa, e tendo saído, pôs-se à entrada da caverna, e eis que sai uma voz que lhe dizia: Que fazes aqui, Elias? E ele respondeu:

14 Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto; destruíram os teus altares, mataram os teus profetas à espada, e eu fiquei só, e eles me procuram para tirar-me a vida.

15 E o Senhor lhe disse: Vai, e torna ao teu caminho pelo deserto para Damasco; e quando lá tiveres chegado, ungirás a Hazael em rei da Síria,

16 E a Jehu, filho de Namsi, ungirás em rei sobre Israel; e a Eliseu, filho de Safat, que é de Abelmeula, e ungirás profeta em teu lugar.

17 E acontecerá que todo o que escapar à espada de Hazael, Jehu o matará; e todo o que escapar à espada de Jehu, Eliseu o matará.

18 E eu me reservarei para mim em Israel sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal, e não beijaram as mãos com a boca para o adorar.

19 Tendo pois Elias partido dali, achou a Eliseu, filho de Safat, lavrando com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia um dos arados das doze juntas de bois; e chegando Elias a Eliseu, pôs a sua capa sobre ele.

20 Ele imediatamente deixando os bois correu após Elias e disse: Permite-me, te rogo, que vá beijar meu pai, e minha mãe, e assim seguir-te-ei. E Elias lhe respondeu: Vai, e volta; porque eu fiz por ti o que era da minha parte.

21 E tendo Eliseu deixado a Elias, tomou uma junta de bois, e os matou, e com o arado dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; e levantando-se partiu, e seguiu a Elias, e o servia.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir