Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 22

(Versículos e sumário)

22 Saiu pois David de Geth, e se retirou para a cova de Odollão. O que tendo ouvido seus irmãos, e toda a casa de seu pai, foram lá ter com ele.

2 E todos os que se viam em aperto, e se achavam oprimidos de dívidas, e de desgosto, se ajuntaram ao pé dele; e ele se fez seu general, e eram com ele perto de quatrocentos homens.

3 E daí foi David para Masfa, que é em terra de Moab; e disse ao rei de Moab: Peço-te que meu pai e minha mãe fiquem convosco, até eu saber que ordena o Senhor de mim.

4 E deixou-os encomendados ao rei de Moab; e ficaram com ele por todo o tempo que David esteve nesta fortaleza.

5 E disse o profeta Gad a David: Não fiques nesta fortaleza; sai, e vai para a terra de Judá. E partiu David daquele lugar, e veio para o bosque de Haret.

6 E soube Saul que David tinha aparecido, e a gente que o acompanhava. Saul porém como permanecesse em Gábaa, e se achasse num bosque, que há em Rama, tendo uma lança na mão, e estando rodeado de todos os seus servos,

7 Disse para os seus servos que lhe assistiam: Ouvi-me agora, filhos de Jemini; acaso o filho de Isai dar-vos-á a vós todos campos e vinhas, far-vos-á a todos seus tribunos e centuriões;

8 Para que todos vós vos tenhais conjurado contra mim, e não haja ninguém que me dê algum aviso, principalmente tendo-se também meu filho ligado estreitamente com o filho de Isai? não há dentre vós quem se lastime da minha desgraça, nem quem me avise; e até meu próprio filho tem sublevado contra mim um dos meus servos, que não cessa até o dia de hoje de me armar traições.

9 Respondendo porém Doeg Idumeu, que estava presente, e era o primeiro dos criados de Saul, disse: Eu vi o filho de Isai em Nóbe, em casa do pontífice Aquimelech, filho de Aquitob.

10 O qual consultou o Senhor por ele, e lhe deu o mantimento; e até lhe deu a mesma espada do Filisteu Golias.

11 Mandou pois o rei buscar o pontífice Aquimelech, filho de Aquitob, com todos os sacerdotes da casa de seu pai, que estavam em Nóbe, os quais todos vieram à presença do rei.

12 E disse Saul a Aquimelech: Ouve, filho de Aquitob. Ele respondeu: Aqui me tens, Senhor!

13 E Saul lhe disse: Porque vos conjurastes vós contra mim, tu, e o filho de Isai, e lhe destes pães e espada, e consultastes a Deus por ele, para se levantar contra mim, persistindo em me armar traições até o dia de hoje?

14 E respondendo Aquimelech ao rei, disse: E quem há entre todos os teus servos, que te seja tão leal como David, e genro do rei, e o executor das tuas ordens e tão autorizado na tua casa?

15 Porventura é de hoje que eu comecei a consultar o Senhor por ele? Longe de mim tal; não suspeite o rei semelhante coisa nem de mim teu servo, nem de toda casa de meu pai; porque o teu servo não soube, nesse particular, nem pouco nem muito.

16 E o rei disse: Morrerás já, Aquimelech, tu, e toda a casa de teu pai.

17 E disse o rei para os emissários que o rodeavam: Voltai-vos contra os sacerdotes do Senhor, e matai-os; porque eles têm inteligência com David. Sabiam que este tinha fugido, e não me avisaram disso. Porém os criados do rei não quiseram estender as suas mãos contra os sacerdotes do Senhor.

18 E disse o rei a Doeg: Vai tu, e lança-te sobre esses sacerdotes. E Doeg Idumeu, voltando-se contra os sacerdotes, se lançou sobre eles, e matou naquele dia oitenta e cinco homens, que estavam vestidos do efod  n de linho.

19 E passou ao fio da espada aos de Nóbe, cidade sacerdotal, homens, e mulheres, e crianças, e meninos de mama, e passou também ao fio da espada bois, e jumentos, e ovelhas.

20 Mas escapando um filho de Aquimelech, filho de Aquitob, que se chamava Abiathar, fugiu para David,

21 E participou-lhe que Saul tinha feito morrer os sacerdotes do Senhor.

22 E disse David a Abiathar: Eu bem sabia aquele dia, que tendo-se achado ali Doeg Idumeu, certamente o havia de dizer a Saul; eu sou a causa de todas as mortes da casa de teu pai.

23 Fica comigo, não temas; se alguém buscar a minha vida, buscará também a tua, e salvar-te-ás comigo.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir