Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 28   † 

(Versículos e sumário)

28 Sucedeu pois naquele tempo, ajuntarem os Filisteus as suas tropas, para se prepararem, para combater contra Israel; e disse Aquis a David: Tem por certíssimo, que tu hás de vir comigo à campanha, tu, e a tua gente.

2 E David disse a Aquis: Tu verás agora o que há de fazer o teu servo. E disse Aquis a David: E eu te terei para sempre por guarda da minha pessoa.

3 Samuel porém era falecido, e todo o Israel o tinha chorado, e o enterraram em Ramatha, sua pátria. E Saul tinha lançado fora da terra os mágicos, e adivinhos.

4 E ajuntaram-se os Filisteus, e vieram acampar-se a Sunam; Saul porém ajuntou também todas as tropas de Israel, e veio a Gelboé.

5 E vendo Saul o exército dos Filisteus, penetrou-se de medo, e seu coração se intimidou sobremaneira.

6 E consultou ao Senhor, e não lhe respondeu nem por sonhos, nem por sacerdotes, nem por profetas.

7 E disse Saul para os seus servos: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de píton, e eu irei ter com ela, e a consultarei. E os seus servos lhe disseram: Em Êndor há uma mulher que tem o espírito de píton.

8 Mudou pois Saul seus hábitos; e tomou outros vestidos, e partiu ele, e dois homens o acompanhavam, e chegaram de noite a casa da mulher, e disse-lhe: Adivinha-me pelo espírito de píton, e faze-me aparecer quem eu te disser.

9 E a mulher lhe respondeu: Tu bem sabes tudo o que fez Saul, e como ele exterminou da terra os mágicos e os adivinhos; porque me armas tu logo um laço à minha vida, para me matarem?

10 E Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Viva o Senhor, que disto não te virá mal algum.

11 E disse-lhe a mulher: Quem queres tu que te apareça? Disse Saul: Faze-me aparecer a Samuel.

12 E a mulher tendo visto Samuel aparecer deu um grande grito; e disse a Saul: Porque me enganaste tu? Tu pois és Saul.

13 E o rei lhe disse: Não temas; que viste tu? E disse a mulher a Saul: Vi deuses que subiam da terra.

14 E disse-lhe Saul: Como é a sua figura? Respondeu-lhe a mulher: Subiu um homem ancião, e esse coberto com uma capa. E entendeu Saul que era Samuel, e fez-lhe uma profunda reverência, e prostrou-se por terra.

15 Disse pois Samuel a Saul: Porque me inquietaste fazendo-me vir aqui? E Saul lhe respondeu: Eu acho-me no último aperto; porque os Filisteus me fazem guerra, e Deus se retirou de mim, e não me quis ouvir nem por profetas, nem por sonhos; por essa razão te chamei, para que me declarasses o que devo fazer.

16 E disse Samuel: Para que me perguntas, quando o Senhor te tem desamparado, e se passou para o teu rival?

17 Porque o Senhor te tratará, como eu to disse da sua parte, e dividirá o teu reino da tua mão, e o dará a David, teu parente mais próximo.

18 Já que não obedeceste à lei do Senhor, nem executaste o decreto da sua ira contra os Amalecitas; por isso te fez hoje o Senhor isso que padeces.

19 E o Senhor até entregará contigo Israel nas mãos dos Filisteus. Amanhã pois tu, e teus filhos sereis comigo; e até o Senhor entregará também nas mãos dos Filisteus o campo de Israel.

20 E imediatamente caiu Saul estendido por terra; porque se espantou com as palavras de Samuel, e lhe faltaram as forças, porque não tinha comido nada todo aquele dia.

21 Estando Saul assim turbado, veio aquela mulher a ele, e lhe disse: Bem vês que a tua escrava obedeceu a tua voz, e que eu expus a minha vida por ti; e ouvi as palavras que me disseste.

22 Ouve pois agora também a tua escrava, e por-te-ei diante um bocado de pão, para que, comendo-o, recobres forças, e possas fazer jornada.

23 Ele o recusou, e disse: Não comerei. Porém os seus servos e aquela mulher o constrangeram a isso, e tendo enfim cedido a seus rogos se levantou do chão, e se assentou num leito.

24 A mulher porém tinha em sua casa um gordo novilho, e apressou-se, e matou-o; e tomando farinha, a amassou e cozeu uns pães asmos,

25 e pôs tudo diante a Saul, e aos seus servos. E tendo comido, se levantaram, e caminharam toda aquela noite.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir