Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Esdras    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 8

(Versículos e sumário)

8 Estes são pois os chefes das famílias, e a genealogia daqueles que vieram comigo de Babilônia no reinado do rei Artaxerxes.

2 Dos filhos de Fineas, Gerson. Dos filhos de Ithamar, Daniel. Dos filhos de David, Hatto.

3 Dos filhos de Sequenias, filhos de Faros, Zaccarias, e contaram-se com ele cento e cinquenta homens.

4 Dos filhos de Fahath Moab, Elioenai, filho de Zarehe; e com ele duzentos homens.

5 Dos filhos de Sequenias, o filho de Ezequiel, e com ele trezentos homens.

6 Dos filhos de Adan, Abed, filho de Jonathan, e com ele cinquenta homens.

7 Dos filhos de Alão, Isaías filho de Athalia, e com ele setenta homens.

8 Dos filhos de Safatias, Zebedia filho de Miguel, e com ele oitenta homens.

9 Dos filhos de Joab, Obedia, filho de Jahiel, e com ele duzentos e dezoito homens.

10 Dos filhos de Selomith, o filho de Josfias, e com ele cento e sessenta homens.

11 Dos filhos de Bebai, Zaccarias filho de Bebai, e com ele vinte e oito homens.

12 Dos filhos de Azgad, Johanan, filho d’Eccetan, e com ele cento e dez homens.

13 Dos filhos de Adonicão, que eram os últimos, e estes são os seus nomes: Elifeleth, e Jehiel, e Samaias, e com eles sessenta homens.

14 Dos filhos de Begui, Uthai, e Zaccur, e com eles setenta homens.

15 Eu os congreguei junto do rio, que corre para Ahava, e ficamos ali três dias; e busquei entre o povo e os sacerdotes homens dos filhos de Levi, e não os achei aí.

16 Enviei pois Eliezer, e Ariel, e Semeias, e Elnathan, e Jarib e outro Elnathan, e Nathan, e Zaccarias, e Mosollão que eram dos chefes; e Joiarib, e Elnathan que eram sábios.

17 E eu os enviei a Eddo, que era o chefe no lugar de Casfia, e lhes pus na boca as palavras que deviam dizer a Eddo, e aos Nathineus seus irmãos, no lugar de Casfia para nos trazerem os ministros da casa do nosso Deus.

18 E como a mão favorável do nosso Deus era sobre nós, eles nos trouxeram um homem doutíssimo dos filhos de Moholi, filho de Levi, filho de Israel, e Sarabias com seus filhos e seus irmãos que eram dezoito.

19 E Hasabias e com ele Isaías dos filhos de Mérari, e seus irmãos, e seus filhos que eram vinte.

20 E dos Nathineus, que David, e os príncipes tinham instituído para o ministério dos levitas, duzentos e vinte Nathineus. Todos estes estavam distinguidos pelos seus nomes.

21 E estando junto ao rio Ahava publiquei ali um jejum para nos humilharmos diante do Senhor nosso Deus, e para lhe pedirmos uma feliz jornada para nós, e para nossos filhos, e para tudo o que levávamos conosco.

22 Porque tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de gente de cavalo, que nos defendesse de nossos inimigos pelo caminho; porque tínhamos dito ao rei: A mão de nosso Deus é sobre todos os que o buscam em bondade; e o seu império e o seu poder, e o seu furor é sobre todos os que o deixam.

23 Nós pois jejuamos, e fizemos por isto oração ao nosso Deus; e tudo nos sucedeu com felicidade.

24 E escolhi doze dentre os primeiros dos sacerdotes, Sarabias, e Hasabias, e com eles dez de seus irmãos.

25 E pesei diante deles a prata e o ouro, e os vasos consagrados da casa do nosso Deus, que o rei e os seus conselheiros, e os seus príncipes, e todos os que se tinham achado em Israel, haviam oferecido;

26 E entreguei nas suas mãos o peso de seiscentos e cinquenta talentos de prata, e cem vasos de prata, cem talentos de ouro;

27 E vinte taças de ouro, que tinham de peso mil soldos, e dois vasos de um bronze mui caro e brilhante, tão belos como ouro.

28 E eu lhes disse: Vós sois os santos do Senhor, e santos são os vasos, e a prata e o ouro, que foi espontaneamente oferecido ao Senhor Deus de nossos pais.

29 Vigiai e guardai-os, até que os peseis em Jerusalém na presença dos príncipes dos sacerdotes, e dos levitas, e dos chefes das famílias de Israel, para se conservarem no tesouro da casa do Senhor.

30 E os sacerdotes e os levitas receberam o peso da prata, e do ouro, e dos vasos, para o levarem a Jerusalém à casa do nosso Deus.

31 Partimos pois do rio Ahava no dia doze do primeiro mês para irmos para Jerusalém; e a mão do nosso Deus foi sobre nós, e nos livrou das mãos do inimigo e dos que nos armavam ciladas pelo caminho.

32 E chegamos a Jerusalém, e ficamos ali três dias.

33 E no dia quarto se pesou a prata, e o ouro, e os vasos na casa do nosso Deus por mãos de Meremoth, filho do sacerdote Urias, e com ele Eleazar, filho de Fineas, e com eles Jozabed, filho de Josué, e Noadaia filho do levita Bennoi,

34 tudo conforme a sua conta e peso; e então se descreveu todo o peso.

35 E também os filhos da transmigração, que tinham voltado do cativeiro, ofereceram holocaustos ao Deus de Israel, doze novilhos por todo o povo de Israel, noventa e seis carneiros, setenta e sete cordeiros, doze bodes pelo pecado; tudo em holocausto ao Senhor.

36 E entregaram os editos do rei aos Sátrapas, que eram da corte do rei, e aos governadores d’além do rio, e exaltaram o povo e a casa de Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir