Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 6

(Versículos e sumário)

6 Como os homens tivessem começado a multiplicar-se sobre a terra, e tivessem gerado filhas;

2 Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram por suas mulheres as que dentre elas lhes agradavam mais.

3 E Deus disse: O meu espírito não permanecerá para sempre no homem, porque é carne; e serão os seus dias cento e vinte anos.

4 Ora naquele tempo havia gigantes sobre a terra. Porque depois que os filhos de Deus tiveram comércio com as filhas dos homens, geraram estas filhos, que foram uns homens possantes e afamados no século.

5 Vendo pois Deus, que era em extremo grande a malícia dos homens na terra, e que todos os pensamentos dos seus corações, em todo o tempo eram aplicados ao mal,

6 Pesou-lhe de ter criado o homem na terra; e tocado interiormente de dor, disse:

7 Eu destruirei da face da terra o homem, que criei, desde o homem até aos animais, desde os répteis até às aves do céu; porque me pesa de os ter feito.

8 Porém Noé achou graça diante do Senhor.

9 eis aqui os filhos que Noé gerou. Noé foi um homem justo e perfeito, nas suas gerações; andou com Deus.

10 E gerou três filhos, Sem, Cão e Jafé.

11 Ora toda a terra estava corrompida diante de Deus, e estava cheia de iniquidade.

12 Vendo pois Deus que a terra estava corrompida (porque toda a carne tinha corrompido o seu caminho sobre a terra).

13 Disse a Noé: Eu tenho resolvido dar cabo de toda a carne. A terra está cheia de iniquidades, que os homens têm nela cometido, e eu os farei perecer com a terra.

14 Faze para ti uma arca de madeiras aplainadas; farás nesta arca uns pequenos quartos, e untai-as com betume por dentro e por fora.

15 eis aqui a forma porque hás de fazer. O seu comprimento será de trezentos côvados,  a largura de cinquenta, a altura de trinta.

16 Farás na arca uma janela: e darás um côvado de alto ao seu cume. Porás também a porta da arca a um lado, e farás nela um andar de repartimentos em baixo, um no meio, e um terceiro em todo cima.

17 Eu porém derramarei as águas do dilúvio sobre a terra, para fazer morrer toda a carne em que há respiração de vida debaixo do céu; tudo o que há na terra será consumido.

18 E eu farei um concerto contigo, e entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

19 E todos os animais de toda a carne porás na arca dois, macho e fêmea, para que vivam contigo.

20 Das aves segundo o seu gênero, das bestas segundo o seu gênero, de todos os répteis da terra segundo o seu gênero; de todos entrarão contigo dois, para que possam viver.

21 Levarás também contigo de todas as coisas que podem comer, e as conduzirás para a arca, para te servirem de sustento a ti e aos animais.

22 Fez pois Noé tudo o que Deus lhe tinha ordenado.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir