Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 9

(Versículos e sumário)

9 Então abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e lhes disse: Crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra.

2 Temam e tremam na vossa presença todos os animais da terra, todas as aves do céu, e tudo o que se move sobre a terra. Em vossas mãos foram entregues todos os peixes do mar.

3 Tudo o que se move e vive, vos poderá servir de sustento; eu vos entreguei todas estas coisas, como as viçosas hortaliças.

4 Exceto somente, que não comereis carne  com sangue.

5 Porque eu requererei o sangue das vossas almas da mão de todas as bestas; e requererei a vida do homem, da mão do varão e de seu irmão.

6 Todo o que derramar o sangue humano será castigado com a efusão do seu próprio sangue; porque o homem foi feito à imagem de Deus.

7 Vós porém crescei e multiplicai-vos sobre a terra, e enchei-a.

8 Disse também Deus estas palavras a Noé e a seus filhos com ele:

9 Eis vou eu a fazer um concerto convosco, e com a vossa posteridade depois de vós.

10 E com todos os animais viventes, que estão convosco; tanto aves, como animais domésticos e bestas feras do campo; que saíram da arca e com todas as bestas da terra.

11 Eu farei o meu concerto convosco, e não tornará mais a perecer toda a carne pelas águas do dilúvio; nem daqui em diante haverá mais dilúvio, que assole a terra.

12 Continuou Deus dizendo: eis aqui o sinal do concerto, que eu faço para sempre jamais entre mim e vós, e com todos os animais viventes, que estão convosco.

13 Eu porei o meu arco nas nuvens, e ele será o sinal do concerto, entre mim e a terra.

14 E quando eu tiver coberto o céu de nuvens, aparecerá o meu arco nas nuvens.

15 E eu me lembrarei do concerto, que fiz convosco, e com toda a alma vivente, que anima a sua carne. E não tornará mais a haver dilúvio, que faça perecer nas suas águas toda a carne.

16 E o meu arco estará nas nuvens; e eu vendo-o eu me lembrarei do concerto que foi pactuado entre Deus e todas as almas viventes de toda a carne, que há sobre a terra.

17 Disse também Deus a Noé: eis aqui o sinal do concerto, que eu constituí entre mim e toda a carne sobre a terra.

18 Eram pois os três filhos de Noé que saíram da arca, Sem, Cão e Jafé. Cão porém é o pai de Canaã.

19 Estes são os três filhos de Noé, e por estes se propagou todo o gênero humano sobre toda a terra.

20 Noé aplicando-se à agricultura, começou a trabalhar a terra, e plantou uma vinha.

21 E tendo bebido do vinho, se embebedou, e apareceu nu na sua tenda.

22 O que tendo visto Cão pai de Canaã, a saber a vergonhosa desnudez, em que estava seu pai, veio fora dizê-lo a seus dois irmãos.

23 Mas Sem e Jafé tendo posto uma capa sobre seus ombros, e andando para trás, cobriram com ela as desnudez de seu pai. Eles não viram a sua desnudez, porque tinham os seus rostos virados para outra parte.

24 Noé porém despertando da bebedice, que lhe causara o vinho, como soubesse o que lhe tinha feito o seu filho menor, disse:

25 Maldito seja Canaã: ele seja escravo dos escravos de seus irmãos.

26 E acrescentou: Bendito seja o Senhor Deus de Sem, e Canaã seja seu escravo.

27 Dilate Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e Canaã seja seu escravo.

28 Ora Noé viveu ainda depois do dilúvio trezentos e cinquenta anos.

29 E tendo vivido ao todo novecentos e cinquenta anos, morreu.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir