Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 13

(Versículos e sumário)

13 Abrão pois tendo saído do Egito com sua mulher, e com tudo o que tinha, e Lot com ele, veio para a parte meridional.

2 Era ele muito rico, e tinha muito ouro e muita prata.

3 Depois voltou da parte meridional para Betel pelo mesmo caminho, por que tinha vindo, até ao lugar, onde primeiro pusera a sua tenda, entre Betel e Hai;

4 que era onde estava o altar, que ele tinha levantado antes, e invocou aí o nome do Senhor.

5 Mas Lot, que se conservava na companhia de Abrão, tinha também seu rebanho de ovelhas, e manadas, e tendas.

6 Mas a terra não tinha capacidade para poderem habitar ambos juntos, porque ambos tinham tantos bens, que não era possível viver um com o outro.

7 Daqui nasceu, que os pastores dos rebanhos de Abrão e os de Lot guerrearam entre si. Eram naquele tempo os Cananeus e Fereseus, os que habitavam naquela terra.

8 Disse pois Abrão a Lot: Peço-te que não haja rixas entre mim e ti, nem entre os meus pastores e os teus, porque somos irmãos.

9 Eis-aí toda essa terra à tua vista: Rogo-te que te apartes de mim. Se tu fores para a esquerda, eu tomarei para a direita; se tu escolheres a direita, eu irei para a esquerda.

10 Lot pois tendo levantado os olhos, contemplou todo o país em roda do Jordão, o qual se estendia até vir dar a Segor; e antes que o Senhor destruísse a Sodoma e Gomorra, era todo regado de água, como o paraíso do Senhor e como o Egito.

11 E Lot escolheu para sua vivenda o país, que está à roda do Jordão, retirando-se do Oriente; e assim se separaram os dois irmãos um do outro.

12 Abrão habitou na terra de Canaã, e Lot nas cidades que estavam ao redor do Jordão, e fixou a sua assistência em Sodoma.

13 Ora, os habitantes de Sodoma eram de costumes perversíssimos, e muito grandes pecadores diante de Deus.

14 E o Senhor disse a Abrão, depois que Lot se separou dele: Levanta os teus olhos, e olha desde o lugar em que agora estás, para o Setentrião, para o Meio-Dia, para o Oriente e para o Ocidente.

15 Toda essa terra, que vês, eu ta darei para sempre a ti e à tua posteridade.

16 E multiplicarei a tua posteridade como o pó da terra. Se algum dos homens pode contar o pó da terra, poderá também contar o número dos teus descendentes.

17 Levanta-te e corre o comprimento e a largura deste país, porque eu to hei de dar.

18 Portanto, mudando Abrão a sua tenda, veio habitar ao pé do vale de Mambre, que está em Hebron, e ali edificou um altar ao Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir