Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 15

(Versículos e sumário)

15 Passado isto, falou o Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou teu protetor, e a tua paga infinitamente grande.

2 Abrão lhe respondeu: Senhor Deus, que me darás tu? Eu morrerei sem filhos; e o filho do procurador de minha casa, este Eliezer de Damasco…

3 E acrescentou Abrão: Tu a mim não me tens dado filhos, e o meu herdeiro vi-lo-á a ser o meu escravo.

4 A isto lhe respondeu logo o Senhor: Este não há de ser o teu herdeiro; mas tu terás por herdeiro aquele que nascerá de ti.

5 E depois de o ter feito sair para fora, disse-lhe: Olha para o céu, e conta, se podes as estrelas. Assim é, ajuntou ele, que se multiplicará a tua posteridade.

6 Creu Abrão a Deus, e isto lhe foi imputado a justiça.

7 Disse-lhe mais o Senhor: Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra, e a possuíres.

8 Respondeu Abrão: Senhor Deus, por onde poderei eu conhecer que a hei de possuir?

9 Continuou o Senhor: Toma-me uma vaca de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, também uma rola e uma pomba.

10 O qual tomando todos estes animais, cortou-os em duas metades, e pôs as duas metades, que tinha cortado, bem defronte uma da outra; mas não dividiu as aves.

11 Ora, as aves vinham pôr-se sobre os cadáveres, e Abrão as enxotava.

12 Ao por do sol veio um profundo sono sobre Abrão, e um horror grande e tenebroso o acometeu.

13 Então lhe foi dito: Sabe desde agora, que a tua posteridade peregrinará numa terra estrangeira e será reduzida à escravidão, e aflita por quatrocentos anos.

14 Mas eu exercitarei os meus juízos sobre a gente, a que eles hão de estar sujeitos; e eles sairão ao depois daquela terra, trazendo consigo grandes riquezas.

15 Tu porém irás em paz para teus pais, sendo sepultado numa ditosa velhice.

16 Mas os teus descendentes tornarão a vir para aqui depois da quarta geração, porque a medida das iniquidades dos Amorreus não está ainda cheia até ao presente.

17 Quando pois foi sol posto, formou-se uma escuridade tenebrosa, e apareceu um forno, donde saía muito fumo; e viu-se uma lâmpada acesa, que passava através das reses divididas.

18 Naquele dia fez o Senhor concerto com Abrão, dizendo: Eu darei à tua posteridade esta terra desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates, a saber:

19 Os Cineus, os Ceneseus, os Cedmoneus,

20 Os Heteus, os Fereseus, os Rafains também,

21 Os Amorreus, os Cananeus, os Gergeseus, e os Jebuseus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir