Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 20

(Versículos e sumário)

20 Partindo Abraão dali para a parte do Meio-dia, habitou entre Cades e Sur; e foi peregrino em Gerara.

2 E disse, falando de Sara sua mulher, que ela era sua irmã. Mandou pois Abimelec, rei de Gerara, e fez que lhe levassem Sara.

3 Mas Deus apareceu de noite em sonhos a Abimelec, e lhe disse: Sabe que serás punido de morte, por causo desta mulher que fizeste roubar; porque ela tem marido.

4 Ora Abimelec não a tinha tocado, e disse: Senhor, matarás tu um povo ignorante e inocente?

5 Porventura não me disse ele: Ela é minha irmã? E não me disse ela também: Ele é meu irmão? Eu fiz isto com sinceridade do meu coração, e com pureza das minhas mãos.

6 Respondeu-lhe Deus: Eu sei que tu obraste com um coração simples, e por isso eu te preservei para que não pecasses contra mim, e não permiti a tocasses.

7 Entrega pois já desde agora esta mulher a seu marido, porque ele é profeta, e rogará por ti, e tu viverás; se porém tu lha não quiseres restituir, sabe que de morte, morrerás tu e tudo o que é teu.

8 E logo de noite levantando-se Abimelec, chamou todos os seus servos, e lhes falou todas estas palavras aos ouvidos, e todos aqueles homens ficaram sobremaneira atemorizados.

9 Abimelec chamou também a Abraão, e lhe disse: Que nos fizeste tu? que mal te fizemos nós, para impores sobre mim, e sobre o meu reino um tamanho pecado? Tu nos fizeste, o que não deveras fazer.

10 E continuando ainda as suas queixas, ajuntou: Que viste tu, para assim te portares comigo?

11 Abraão lhe respondeu: Eu pensei comigo mesmo, e disse: Talvez nesta terra não há temor de Deus; e eles me matarão, por amor de minha mulher.

12 Por outra parte ela é verdadeiramente minha irmã, como filha que é de meu pai, ainda que não filha de minha mãe, e eu a recebi por mulher.

13 Mas depois que Deus me tirou da casa de meu pai, eu lhe disse a ela: Faze-me esta graça; em todos os países, onde entrarmos, dirás que eu sou teu irmão.

14 Tomou pois Abimelec ovelhas, bois, escravos e escravas, e deu-os a Abraão, e restituiu-lhe a Sara sua mulher.

15 E disse-lhe: Todo o país está diante de vós; habita onde quer que te agradar.

16 Depois disse a Sara: Eis-aí dei eu mil moedas de prata a teu irmão, para tu comprares com  elas um véu, que ponhas sobre os teus olhos diante de todos os que estiverem contigo, e em toda a parte, para onde fores; e lembra-te que foste apanhada.

17 Orando pois Abraão, sarou Deus a Abimelec, a sua mulher, e a suas escravas; e elas pariram.

18 Porque Deus tinha esterilizado todas as mulheres da casa de Abimelec, por causa de Sara, mulher de Abraão.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir