Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 23

(Versículos e sumário)

23 Ora Sara, tendo vivido cento e vinte sete anos,

2 Morreu na cidade de Arbea, que é Hebron, na terra de Canaã. E Abraão veio para a prantear e carpir.

3 Acabados que foram os dias do luto, levantou-se Abraão, e falou aos filhos de Heth, dizendo:

4 Forasteiro e peregrino sou entre vós; dai-me o direito de sepultura convosco, para sepultar o meu defunto.

5 Responderam os filhos de Heth, dizendo:

6 Senhor, ouve-nos. Tu és entre nós um príncipe de Deus; enterra numa das nossas sepulturas escolhidas o teu defunto; e ninguém te poderá proibir, que no seu monumento sepultes o teu defunto.

7 Levantou-se Abraão, e fez reverencia ao povo daquela terra, a saber, aos filhos de Heth,

8 E lhes disse: Se é do vosso agrado que eu sepulte o meu defunto, ouvi-me, e intercedei por mim para com Efron, filho de Seor,

9 Para que ele me dê a caverna dúplice, que tem no fim do seu campo; e pelo seu justo preço mos entregue diante de vós em posse de sepultura.

10 Efron habitava no meio dos filhos de Heth. E respondeu Efron a Abraão, ouvindo-o todos os que entravam pela porta da sua cidade, dizendo:

11 De nenhuma sorte, meu Senhor, será isso assim; mas antes ouve o que te vou a dizer: Eu te dou o campo, e a cova que nele há, em presença dos filhos do meu povo; enterra o teu defunto.

12 Abraão fez uma grande reverência diante do povo daquela terra.

13 E disse a Efron, ao qual o povo rodeava: Peço-te que me ouças: Eu te darei o dinheiro, que o campo vale; recebe-o, e assim sepultarei nele o meu defunto.

14 Efron lhe respondeu:

15 Meu Senhor, ouves-me. A terra, que tu pedes, vale quatrocentos siclos de prata ; este é o seu preço estipulado entre mim e ti; mas que é isto? enterra o teu defunto.

16 O que tendo ouvido Abraão, pesou o dinheiro que Efron tinha pedido, ouvindo os filhos de Heth, a saber, quatrocentos siclos de prata de boa moeda corrente.

17 E assim foi ajustado o campo noutro tempo de Efron, que olha para Mambre, no qual havia caverna dúplice, ajustado tanto o mesmo campo, como as cavernas, e todas as suas árvores, por todos os seus limites em roda.

18 E Abraão foi metido de posse, presenciando os filhos de Heth, e todos os que entravam a porta daquela cidade.

19 E deste modo sepultou Abraão a Sara, sua mulher, na caverna dúplice do campo, a qual olhava para Mambre. Esta é Hebron na terra de Canaã.

20 E foi confirmado o campo e a caverna, que nele havia, pelos filhos de Heth a Abraão para ser senhor de um monumento.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir