Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 35

(Versículos e sumário)

35 Entretanto falou Deus a Jacob, dizendo: Levante-te, e vai para Bethel, e fica aí, e erige um altar a Deus que te apareceu quando fugias de Esaú teu irmão.

2 Jacob porém convocada toda a sua casa, disse: Lançai fora os deuses estranhos que estão no meio de vós, e purificai-vos, e mudai vossos vestidos,

3 Levantai-vos, e subamos para Bethel, para erigirmos aí um altar a Deus, o qual me ouviu no dia da minha tribulação, e me acompanhou na minha jornada.

4 Deram-lhe portanto todos os deuses estranhos que tinham, e as arrecadas que lhes pendiam das suas orelhas; porém ele enterrou estas coisas debaixo de um terebinto, que está por detrás da cidade de Siquém.

5 E postos então a caminho, o terror de Deus se espalhou por todos as cidades circunvizinhas, e não se atreveram a perseguir os que se retiravam.

6 Veio portanto Jacob a Luza, por apelido Bethel, a qual está situada na terra de Canaã; ele mesmo e todo o povo com ele.

7 E edificou aí um altar, e pôs por nome àquele lugar, casa de Deus, porquanto ali lhe apareceu Deus quando fugia de seu irmão.

8 No mesmo tempo morreu Débora, ama Rebeca, e foi sepultada debaixo de um carvalho nas faldas de Bethel, e pôs-se por nome àquele lugar, o Carvalho do choro.

9 Apareceu pois segunda vez Deus a Jacob depois que voltou da Mesopotâmia da Síria, e o abençoou,

10 dizendo: Não te chamarás mais Jacob, mas teu nome será Israel; e o chamou Israel,

11 E lhe disse: Eu sou o Deus onipotente: cresce e multiplica-te; gentes e povos de nações virão de ti; reis procederão de teus lombos.

12 E dar-te-ei a ti e à tua posteridade depois de ti a terra que dei a Abraão e a Isaac.

13 E Deus se apartou dele.

14 Ele porém levantou um padrão de pedra no lugar em que Deus lhe tinha falado, lançando sobre ele libações de vinho, e derramando azeite;

15 E pôs àquele lugar o nome de Bethel.

16 Saindo porém daí, chegou no tempo da primavera à terra que vai para Efrata, na qual parindo Rachel,

17 Por causa da dificuldade do parto se achou em perigo de vida. E disse-lhe a parteira: No temas, porque ainda terás este filho.

18 Desfalecendo pois de espírito à força da dor, e estando já iminente a morte, pôs por nome a seu filho Benoni, que quer dizer, filho da minha dor; o pai porém o chamou Benjamin, isto é, filho da mão direita.

19 Morreu pois Rachel, e foi sepultada na estrada que vai para Efrata, a qual é Belém.

20 E Jacob levantou um padrão sobre a sua sepultura: Este é o padrão do monumento de Rachel, o qual existe até no presente dia.

21 Saindo daí, pôs o sua tenda da outra parte da Torre do rebanho.

22 E habitando naquela região, foi Ruben, e dormiu com Bala concubina de seu pai ; o que lhe não foi oculto. Os filhos de Jacob porém eram doze.

23 Os filhos de Lia: o primogênito Ruben, Simeão, Levi, Judá, Issachar, e Zabulon.

24 Os filhos de Rachel: José e Benjamin.

25 Os filhos de Bala, escrava de Rachel: Dan e Nefthali.

26 Os filhos de Zelfa, escrava de Lia: Gad e Aser; estes são os filhos de Jacob que lhe nasceram em Mesopotâmia na Síria.

27 Veio também a casa de seu pai Isaac a Mambre, cidade de Arbée, esta é Hebron, na qual viveram como peregrinos Abraão e Isaac.

28 E Isaac tinha então cento e oitenta anos completos.

29 E exausto de forças pela idade morreu, e foi unido ao seu povo, velho e cheio de dias; e Esaú e Jacob seus filhos o sepultaram.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir