Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 46

(Versículos e sumário)

46 Partindo pois Israel com tudo o que possuía, veio ao poço do Juramento, e sacrificadas aí vítimas ao Deus de seu pai Isaac,

2 O ouviu numa visão, que teve de noite, que o chamava, e lhe dizia: Jacob, a quem respondeu: Aqui me tens.

3 Disse-lhe Deus: Eu sou o Deus fortíssimo de teu pai; não temas, vai para o Egito, porque eu te farei lá chefe duma grande nação.

4 Eu irei pala lá contigo, e eu te tornarei a trazer, quando de lá voltares. José também porá suas mãos sobre teus olhos.

5 Partiu pois Jacob do poço do Juramento, e seus filhos o levaram com seus meninos; e suas mulheres nos carros, que Faraó tinha mandado para trazerem o velho,

6 Com tudo o que ele possuía na terra de Canaã; e veio para o Egito com toda a sua geração.

7 Seus filhos, e netos, e filhas, e toda a sua progênie.

8 Estes são porém os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito, ele com seus filhos. O primogênito era Ruben.

9 Os filhos de Ruben eram Henoch, Fallú, Hesron e Carmi.

10 Os filhos de Simeão eram Jamuel, Jamim, Ahod, Jaquim, Sohar, e Saul, filho duma mulher cananeia.

11 Os filhos de Levi eram Gerson, Caath, e Merari.

12 Os filhos de Judá eram Her, Onan, Sela, Farés, e Zara. Her e Onan morreram na terra de Canaã. A Farés nasceram Hesron e Hamul.

13 Os filhos de Issacar eram Thola, Fua, Job e Semron.

14 Os filhos de Zabulon eram Sared, Elon e Jahelel.

15 Estes são os filhos de Lia, que ela gerou em Mesopotâmia na Síria, com Dina sua filha. Todas as almas dos filhos e filhas dela, eram trinta e três.

16 Os filhos de Gad eram Seffion, Haggi, Suni, Esebon, Heri, Arodi e Areli.

17 Os filhos de Aser eram Jane, Jesua, Jessui, Beria, e Sara irmã deles. Os filhos de Beria eram Heber e Melquiel.

18 Estes são os filhos de Zelfa, a qual tinha Labão dado a sua filha Lia, e estes pariu ela a Jacob, fazendo por todos dezesseis almas.

19 Os filhos de Rachel, mulher de .Jacob, eram José e Benjamim.

20 José estando no Egito teve dois filhos de sua mulher Aseneth, filha de Putifar, sacerdote de Heliópole, os quais se chamaram Manassés e Efraim.

21 Os filhos de Benjamim eram Bela, Beccor, Asbel, Gera, Naaman, Equi, Ros, Moffim, Ofim e Ared.

22 Estes são os filhos, que Rachel pariu a Jacob, que são por todos quatorze almas.

23 Dan teve só um filho, chamado Husim.

24 Os filhos de Neftali eram Jasiel, Guni, Jeser e Sallem.

25 Estes são os filhos de Bala; a qual tinha Labão dado a sua filha Rachel, e estes pariu ela a Jacob, fazendo por todos sete almas.

26 Todas as pessoas que entraram com Jacob no Egito, e que tinham saído da sua coxa, não contando as mulheres de seus filhos, eram ao todo sessenta e seis.

27 Os filhos, porém, que, tinham nascido a José no Egito eram dois. Todas as almas da casa de Jacob, que entraram no Egito, foram setenta.

28 Mas Jacob enviou Judá adiante de si a José, para que o avisasse, e saísse ao encontro em Gessen.

29 E como lá chegasse, mandou José aparelhar o seu coche, e veio a encontrar-se com seu pai no mesmo lugar; e vendo-o lançou-se com ânsia ao seu pescoço, e ao abraçar chorou.

30 E disse o pai a José: Agora morrerei eu alegre, pois que vi o teu rosto, e te deixo com vida.

31 José porém disse a seus irmãos e a toda a casa de seu pai: Eu subirei, e darei por notícia a Faraó, dizendo-lhe: Meus irmãos, e toda a casa de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram para mim;

32 São pastores de ovelhas, que se ocupam em apascentar gados, trouxeram consigo as suas ovelhas, os seus rebanhos, e tudo o que possuíam.

33 E quando Faraó vos chamar, e vos perguntar: Que ocupação é a vossa?

34 Responder-lhe-eis: Os teus servos, assim nós, como nossos pais somos pastores desde a nossa infância até ao presente. Isto é o que lhe haveis de dizer, para poderdes habitar na terra de Gessen, porque os Egípcios detestam todos os pastores de ovelhas.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir