Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 48

(Versículos e sumário)

48 Passadas assim estas cousas, vieram dizer a José, que seu pai estava doente, o qual levando consigo a seus dois filhos Manassés e Efraim, partiu a vê-lo.

2 Disseram pois ao velho: Eis-aí te vem visitar teu filho José. Ele tomando alentos, se assentou no leito.

3 E lhe disse assim que entrou: O Deus Onipotente me apareceu em Luza, que é na terra de Canaã;

4 E disse: Eu te aumentarei e multiplicarei, e te farei chefe duma multidão de povos, e te darei em possessão sempiterna esta terra para ti, e para a tua descendência depois de ti.

5 Portanto os teus dois filhos que te nasceram na terra do Egito, antes que eu para aqui viesse para ti, serão meus: Efraim e Manassés, assim como Ruben e Simeão serão reputados meus filhos.

6 Mas os outros, que tu tiveres depois destes, serão teus, e terão o nome de seus irmãos nas terras, que possuírem.

7 Porque, quando eu voltava de Mesopotâmia, me morreu Rachel na terra de Canaã no mesmo caminho, e era então primavera, e eu entrava em Efrata, e a enterrei junto do caminho de Efrata, a qual por outro nome se chama Belém.

8 Vendo porém seus filhos, lhe disse: Quem são estes?

9 José lhe respondeu: São meus filhos, que Deus me deu neste país. Faze-os chegar a mim, disse Jacob, para que eu os abençoe.

10 Porque os olhos de Israel se tinham escurecido, por causa da grande velhice, e não podia ver claramente. E chegados eles a si, beijando-os e abraçando-os,

11 disse a seu filho: Não fiquei privado da tua vista; e muito mais Deus me mostrou a tua geração.

12 E havendo-os José tirado dos braços do pai, se inclinou profundamente por terra.

13 E pôs a Efraim à sua direita, isto é, à esquerda de Israel; a Manassés porém à sua esquerda, isto é, à direita do seu pai, e chegou a ambos para ele.

14 O qual estendendo a mão direita, a pôs sobre a cabeça de Efraim, irmão mais moço; a esquerda porém sobre a cabeça de Manassés, que era o mais velho, trocando as mãos.

15 E abençoou Jacob aos filhos de José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram meus pais Abraão e Isaac; o Deus que me sustentou desde a minha mocidade até este dia;

16 O Anjo, que me livrou de todos os males, abençoe estes meninos, e invoque-se sobre ele o meu nome, e os nomes de meus pais Abraão e Isaac, e se multipliquem cada vez mais sobre a terra.

17 Mas José vendo que seu pai tinha posto a mão direita sobre a cabeça de Efraim, ficou disso sentido; e pegando da mão de seu pai, procurava tirá-la da cabeça de Efraim, para a pôr sobre a cabeça de Manassés.

18 E disse ao pai: Não está assim bem, pai, porque este é o primogênito, põe a tua mão direita sobre sua cabeça.

19 O qual recusando, disse: Sei, meu filho, bem o sei; e este certamente será chefe d’um povo, e multiplicar-se-á, mas seu irmão menor, será maior do que ele, e a sua descendência crescerá entre as nações.

20 E ao mesmo tempo os abençoou, dizendo: Em ti será bendito Israel, e dir-se-á: Deus te faça como Efraim, e como Manassés. E pôs a Efraim adiante de Manassés.

21 E disse a seu filho José: eis aqui eu morro; e será Deus convosco, e vos restituirá à terra de vossos pais.

22 Eu te dou de mais que a teus irmãos, aquela parte, que ganhei da mão dos Amorreus à força da espada e do meu arco.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir