Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Isaías    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 19

(Versículos e sumário)

19 Peso do Egito. Eis-aí subirá o Senhor sobre uma nuvem leve, e entrará no Egito, e os simulacros do Egito se comoverão diante da sua face, e o coração do Egito se mirrará no meio dele.

2 E farei com que os Egípcios se levantem contra os Egípcios e pelejará cada um contra seu irmão, e cada um contra seu amigo, uma cidade contra outra cidade, um reino contra outro reino.

3 E rebentará o espírito do Egito nas suas entranhas, e precipitarei o seu conselho, e eles consultarão os seus simulacros, e os seus adivinhos, e pitões, e agoureiros.

4 E entregarei o Egito na mão de senhores cruéis, e um rei forte os dominará, diz o Senhor Deus dos exércitos.

5 E se irá extinguindo a água do mar, e o rio minguará; e se secará.

6 E as ribeiras se esgotarão; as levadas por entre marachões diminuirão e se secarão; as canas e os juncos murcharão;

7 O álveo dos regatos ficará descoberto desde o seu olheiro, e toda a sementeira de regadio se secará, ir-se-á murchando, e não vingará.

8 E entristecer-se-ão os pescadores e chorarão todos os que lançam anzol ao rio, e desmaiarão os que estendem redes sobre a tona d’água.

9 Confundidos serão  os que trabalham em linho, frisando e tecendo finas teias.

10 E ficarão as suas terras de regadio assim fracas; todos os que faziam lagoas para apanhar peixes.

11 Os príncipes de Tanis mostraram ser estultos, os sábios conselheiros de Faraó deram um conselho insipiente. Como direis vós a Faraó: Eu sou filho dos sábios, filho de reis antigos?

12 Onde estão agora os teus sábios? eles te anunciem, e apontem o que o Senhor dos exércitos tem resolvido sobre o Egito.

13 Loucos se tornaram os príncipes de Tanis, desanimados ficaram os príncipes de Mênfis, enganaram o Egito, ângulo dos povos dele.

14 O Senhor difundiu no meio dele um espírito de vertigem; e eles fizeram errar o Egito em todas as suas obras, como o que vai fazendo cambetas, embriagado e vomitando.

15 E não terá o Egito coisa que distinga a cabeça e a cauda, ao que encurva e ao que refreia.

16 Naquele dia ficarão os egípcios como mulheres, e pasmarão, e temerão diante do movimento da mão do Senhor dos exércitos, a qual ele mesmo estenderá sobre eles.

17 E servirá de espanto ao Egito a terra de Judá; todo o que se lembrar dela, encher-se-á de pavor à vista do desígnio do Senhor dos exércitos, que ele mesmo formou sobre ela.

18 Naquele dia haverá cinco cidades na terra do Egito, que falarão na língua de Canaan, e que jurarão pelo Senhor dos exércitos; uma delas será chamada a cidade do sol.

19 Naquele dia o altar do Senhor estará no meio da terra do Egito e o título do Senhor junto do seu termo.

20 Servirá de sinal; e de testemunho ao Senhor dos exércitos na terra do Egito. Porquanto clamarão ao Senhor à vista daquele que os atribula, e ele lhes enviará um salvador e um defensor que os livre.

21 E será conhecido o Senhor pelo Egito, e conhecerão os Egípcios ao Senhor naquele dia, e honrá-lo-ão com hóstia e ofertas. E farão ao Senhor votos, e os cumprirão.

22 E ferirá o Senhor ao Egito com uma chaga, e a sarará e voltar-se-ão para o Senhor, e ele se lhes mostrará aplacado e os sarará.

23 Naquele dia haverá caminho do Egito para os Assírios, e entrará o Assírio no Egito e o Egípcio na Assíria, e servirão os Egípcios com Assur.

24 Naquele dia será Israel o terceiro para o Egípcio e para o Assírio; a bênção será no meio da terra,

25 A qual o Senhor dos exércitos abençoou, dizendo: Bem-aventurado é o meu povo do Egito, e ao Assírio; obra és de minhas mãos. Porém a minha herança é Israel.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir