Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Isaías    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 61

(Versículos e sumário)

61 O Espírito do Senhor repousou sobre mim, porque o Senhor me encheu da sua unção; ele me enviou para evangelizar aos mansos, para curar os contritos do coração, e pregar remissão aos cativos e soltura aos encarcerados;

2 Para publicar o ano da reconciliação do Senhor, e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que choram;

3 Para pôr aos que choram de Sião; e dar-lhes coroa por cinza, óleo de gozo por pranto, em lugar de espírito de tristeza manto de louvor; e os que estão nela serão chamados os fortes de justiça, plantas do Senhor para lhe darem glória.

4 E edificarão os desertos desde o século, e levantarão as antigas ruínas, e restaurarão as cidades abandonadas, desbaratadas em geração e geração.

5 E farão assento os estranhas, e apascentarão os vossos gados; e os filhos dos estrangeiros serão vossos lavradores e vinheiros.

6 Vós sereis chamados sacerdotes do Senhor; ministros do nosso Deus, se vos dirá: Vós comereis a fortaleza das gentes, e com glória delas ficareis ufanos.

7 Em lugar da vossa dobrada confusão e rubor, louvarão a sua parte; por amor disto eles possuirão na sua terra dobrados prêmios, terão uma glória sempiterna.

8 Porque eu sou o Senhor que amo a justiça, e que aborreço os holocaustos que vêm de rapinas; e eu estabelecerei as suas obras em verdade, e farei com eles uma perpétua aliança.

9 E a sua posteridade será conhecida das gentes, e celebrado o renovo deles no meio dos povos. Todos os que os virem, os conhecerão, por serem estes a linhagem, a qual o Senhor abençoou.

10 Eu me regozijarei sobremaneira no Senhor, e a minha alma exultará no meu Deus; porque ele me cobriu com vestiduras de salvação; e me rodeou com manto de justiça, como a esposo aformoseado com sua coroa, e como a esposa ornada dos seus colares.

11 Porque bem como a terra lança o seu gérmen, e assim como o jardim brota a semente que lhe lançaram, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça, e florescer o louvor diante de todas as gentes.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir