Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Miqueias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 6

(Versículos e sumário)

6 Ouvi o que diz o Senhor: Levanta-te, defende a tua casa em juízo contra os montes, e ouçam os outeiros a tua voz.

2 Ouçam os montes o juízo do Senhor, e ouçam-no os fortes fundamentos da terra; porque o Senhor quer entrar em juízo com o seu povo, e justificar-se-á com Israel.

3 Povo meu, que é o que eu te fiz, ou em que te fui eu molesto? Responde-me.

4 Será porque eu te tirei da terra do Egito, e porque te livrei de uma casa de escravidão; e porque enviei diante de ti a Moisés, e a Aarão, e a Maria?

5 Povo meu, eu te rogo que te lembres do desígnio de Balac, rei de Moab, e do que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, desde Setim até Galgala, para reconheceres as justiças do Senhor.

6 Que oferecerei eu ao Senhor, que seja digno dele? Encurvarei eu o joelho diante de Deus excelso? Oferecer-lhe-ei porventura holocaustos e novilhos de um ano?

7 Pode-se acaso aplacar o Senhor sacrificando-se-lhe mil carneiros, ou muitos milhares de bodes gordos? Porventura sacrificar-lhe-ei pela minha maldade meu filho primogênito, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?

8 Eu te mostrarei, ó homem, o que te é bom, e o que o Senhor requer de ti; é, sem dúvida, que tu obres segundo a justiça, e que ames a misericórdia, e que andes solícito com o teu Deus.

9 A voz do Senhor clama à cidade, e terão a salvação os que temem o teu nome; Ouvi, ó tribos! Mas quem aprovará isto?

10 Os tesouros da iniquidade ainda estão na casa do ímpio, como um fogo, e a desfalcada medida está cheia da ira.

11 Acaso poderei eu não condenar a balança injusta, e os pesos enganosos do saquitel?

12 Pelos quais meios é que os ricos da cidade estão cheios de iniquidade, e os que habitam nela falavam a mentira, e a língua deles é enganadora na boca deles.

13 Por isso é, pois, que eu comecei a ferir-te de um golpe mortal por causa dos teus pecados.

14 Tu comerás, e não te fartarás; e achar-se-á a tua humildade no meio de ti; e tu tomarás nos braços a teus filhos, e não os salvarás; e os que salvares, eu os entregarei ao gume da espada.

15 Tu semearás, e não segarás; tu espremerás a azeitona, e não terás azeite com que te ungir; e tu pisarás os cachos, e não lhes beberás o vinho.

16 E tu guardaste os preceitos de Amri, e todos os estilos da casa de Acab; e andaste pelos rastos da vontade deles, para que eu te entregasse a ti à perdição, e às vaias dos outros, aos que habitam nela, e vós trareis sobre vós o opróbrio do meu povo.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir