Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Nehemias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 6

(Versículos e sumário)

6 Sucedeu pois, que sabendo Sanaballat, e Tobias, e Gossem Árabe, e os outros nossos inimigos, que eu tinha reedificado os muros, e que neles já não havia brecha alguma (posto que até então eu não tinha posto as portas nos portais).

2 Sanaballat, e Gossem me mandaram dizer: Vem, e façamos aliança entre nós em qualquer das aldeias do campo de Ono. Mas eles intentavam fazer-me mal.

3 Eu pois lhes enviei mensageiros, que lhes dissessem: Eu tenho entre mãos uma grande obra, e não posso ir; para que não suceda que se pare com ela, enquanto eu for ter convosco.

4 E eles mandaram-me dizer a mesma coisa quatro vezes; e eu lhes respondi como da primeira vez.

5 E Sanaballat me enviou ainda pela quinta vez um dos seus criados em conformidade da primeira proposta, e que trazia na sua mão uma carta do teor seguinte:

6 Corre voz entre o povo e Gossem publicou, que tu e os Judeus tens resolvido rebelar-te, e que por isso reedificas os muros, e que pretendes constituir-te rei sobre eles; por cuja causa,

7 Dispuseste também profetas, que falem de ti com louvor em Jerusalém, dizendo: Há rei em Judeia. O rei há de ser informado destas coisas, por isso vem agora, para de acordo deliberarmos.

8 E lhes mandei a dizer: Não é assim segundo o que tu dizes; porque tu inventas isto da tua cabeça.

9 Porque todos estes procuravam aterrar-nos, imaginando que nós cessaríamos da obra, e largaríamos o trabalho; mas eu por isso mesmo cobrei mais ânimo.

10 E entrei secretamente em casa de Semaias, filho de Dalaias, filho de Metabeel. Ele me disse: Consultemos entre nós na casa de Deus no meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque eles hão de vir para te matarem, e hão de vir de noite para te darem a morte.

11 E eu lhe respondi: Porventura uma personagem como eu há de fugir? E quem como eu entrará no templo, e há de viver? Eu não entrarei.

12 E conheci que não era Deus quem o tinha enviado, mas que ele me falara como se fora profeta, e que Tobias, e Sanaballat o tinham peitado;

13 Porque ele tinha recebido dinheiro para que eu intimidado o fizesse, e para que eu pecasse, e eles tivessem maldades de que me arguir.

14 Lembra-te de mim, Senhor, em quanto a Tobias e a Sanaballat, conforme estas suas obras; e lembra-te também do que fez o profeta Noadias, e os outros profetas, que me atemorizavam.

15 E acabou-se de reedificar o muro no dia vinte e cinco do mês de Elul, em cinquenta e dois dias.

16 Aconteceu pois que tendo ouvido isto os nossos inimigos, se atemorizaram todos os povos nossos circunvizinhos, e se consternaram dentro de si mesmo, e reconheceram que esta obra era a obra de Deus.

17 E por aquele tempo muitos dos magnatas dos Judeus se carteavam com Tobias, e Tobias com eles.

18 Porque havia muitos na Judeia seus ajuramentados, por ele ser genro de Sequenias, filho d’Aréa, e porque Johanan, seu filho, tinha casado com a filha de Mosollão, filho de Baraquias;

19 E até o louvaram diante de mim, e lhe passavam o que eu dizia; e Tobias mandava cartas para me aterrar.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir