O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão.
Doutrina espírita - 1ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Revista espírita — Ano XII — Julho de 1869.

(Idioma francês)

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS.


Instrução prática.

Sobre a organização dos Grupos Espíritas, especialmente nos campos.
(Pelo Sr. C…) n

É com prazer que saudamos o aparecimento deste livro, porque nos parece fadado a prestar grandes serviços e preencher uma lacuna importante. Como aplicação especial, é um resumo dos mais essenciais princípios que devem presidir à organização dos grupos, para assegurar a sua vitalidade e os habilitar a produzir resultados satisfatórios.

O Sr. Allan Kardec, a quem o autor, espírita fervoroso e dedicado, havia confiado o seu manuscrito, o tinha em grande conta e se propunha a publicá-lo, simultaneamente com outros trabalhos da mesma natureza, infelizmente interrompidos com a sua morte, mas que, a despeito do atraso, não estão perdidos, esperamos, para os que souberam apreciar a eminente lógica, a clareza e a concisão do autor de O Livro dos Espíritos.

O autor consagrou-se particularmente a esclarece e a tornar útil a propagação do Espiritismo nos campos. A modéstia de suas opiniões não impede que esta obra possa ser de incontestável utilidade, mesmo nas grandes cidades e nos grupos já organizados.

Com efeito, o que falta muitas vezes, não só nos campos, mas, também, a um certo número dos nossos irmãos em crença que habitam as cidades – não devemos temer dizê-lo – é o espírito de organização e de método, sem o qual as melhores intenções se tornam improdutivas. Imagina-se geralmente que, para instruir a si mesmo e fazer prosélitos, é absolutamente necessário que haja médiuns e se obtenham manifestações. É um erro. Podemos mesmo dizer, e isto é resultado da experiência, que, para a maior parte dos que não se prepararam pelo estudo das obras e pelo raciocínio, as manifestações geralmente têm pouco peso; quanto mais extraordinárias, mais encontram oposição, porque se é levado naturalmente a duvidar de algo que não tem uma sanção racional. Cada um o encara do seu ponto de vista, e o cepticismo, de um lado, a ignorância e a superstição de outro, fazem ver as causas sob uma falsa luz, ao passo que uma explicação prévia tem por efeito combater as ideias preconcebidas e demonstrar, se não a realidade, pelo menos a possibilidade dos fenômenos. Compreende-se antes de ter visto e, desde então, a convicção está assegurada em três quartos dos casos. Nem sempre é útil forçar as convicções. Muitas vezes é preferível agir com discrição e deixar à Providência o cuidado de preparar as circunstâncias favoráveis. O número de homens de boa vontade é maior do que se pensa e seu exemplo, multiplicando-se, produzirá mais efeito do que as palavras.

O Sr. C… examina essas questões com tanta lógica quanto clareza, bem como os meios que devem ser empregados para combater as causas de divisões que podem surgir entre os membros de um mesmo grupo. Por isso, estamos persuadidos de que essas instruções serão fecundas em resultados satisfatórios, se cada um se fixar em lhe assimilar o espírito e a pôr em prática os seus preceitos. Devemos ao autor agradecimentos e felicitações por esta publicação que, certamente, encontrará seu lugar na biblioteca de todos os que desejarem cooperar ativamente para o desenvolvimento da filosofia espírita.


Bibliografia.

[Revista de Agosto.]

Como já esperávamos, a brochura do Sr. C…, intitulada: Instrução prática para a organização dos grupos espíritasn foi acolhida favoravelmente em toda parte. Seu objetivo e o interesse que autor soube despertar farão dela uma obra de primeira utilidade, não só para os grupos em vias de formação, mas, também, para os grupos já formados e para os espíritas isoladamente.


Atrasos independentes de nossa vontade, quase sempre inseparáveis das publicações novas, nos obrigaram a adiar a venda desta obra que, realmente, só apareceu no final da primeira quinzena de julho.

Deu-se o mesmo com a notável obra traduzida do inglês e anotada pelo Sr. Camille Flammarion, Os últimos dias de um filósofon Hoje estamos em condições de fazer chegar prontamente esses dois volumes aos correspondentes que no-los solicitarem.


[A. DESLIENS.]



[1] Livraria Espírita, 7, rue de Lille.  †  Paris, 1 vol. in-12. Preço: 1 fr. [Instruction pratique sur l’organisation des groupes spirites spécialement dans les campagnes, par M. C… - Google books.]


[2] Um vol. in-12; preço: 1 fr.; Livraria Espírita 7 rue de Lille.


[3] 1 grosso vol. in-12; preço: 3 fr. 50. [Les derniers jours d’un philosophe - Google books.]


Abrir