O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Chico Xavier em Goiânia — Entrevistas — Emmanuel


Chico Xavier em Goiânia

Fala inicial

Exmo. Sr. Dr. Enio Paschoal, muito digno Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás;

Exmo. Sr. Dr. Paulo Gomide Leite, muito digno representante do Exmo. Sr. Governador do Estado de Goiás;

Exmo. Sr. representante do Exmo. Sr. Prefeito Municipal desta capital, a cidade de Goiânia;

Dignas autoridades presentes;

Exmos. Srs. Deputados à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás;

Exmo. Sr. Dr. Deputado Lúcio Lincoln de Paiva a quem devo a honra de palestrar com os queridos amigos de Goiânia e Goiás;

Exmo. Sr. Dr. Clarismar Fernandes, nosso digno deputado da Aliança Renovadora Nacional, a quem fico devendo tanta gentileza neste momento;

Exmos. amigos e companheiros de cidades distantes que se encontram por nímia bondade aqui conosco;

Exmas. Sras; Exmos. Srs;

O desejo de me comunicar com todos é tão grande e a palavra vem de meu coração, de tal modo inexpressiva, que eu não tenho de mim próprio, senão lágrimas de gratidão para ofertar-vos.

Sinceramente estimaria corresponder a todas as referências honrosas e comovedoras que estou ouvindo; como me sentiria feliz se pudesse a dentro de mim mesmo sentir-me na condição em que me aceitais para a nossa tertúlia fraterna desta noite; entretanto, devo confessar-vos a minha total desvalia. Agradeço aos nossos caros amigos, Dr. Lúcio Lincoln de Paiva e ao Dr. Clarismar Fernandes, todas as palavras abençoadas e honrosas que pronunciaram e, ao mesmo tempo, me recomendo às orações de todos os amigos que se encontram aqui.

Aceitei o convite promovido pelo nosso digno Deputado Dr. Lúcio Lincoln de Paiva, talvez por vaidade — e que Jesus me perdoe, se é assim, mas o desejo de estar convosco era tão grande, o convite tão honroso, que neste momento, em que vos falo com alma e coração, desejo lembrar todos os amigos que, em minha meninice de Pedro Leopoldo, me ensinaram a respeitar o Estado de Goiás, com as suas cidades e realizações, com a sua história e com os seus grandes vultos humanos. Eles todos desejariam estar aqui; muitos deles vi partir, abençoando a vossa existência e o vosso nome.

Lembro-me, neste instante, das horas em que compulsávamos os mapas do Estado de Goiás, para sentir de perto o colosso goiano.

Observávamos — e já em pleno desenvolvimento da mediunidade em minha existência — observávamos com os próprios Amigos Espirituais as saídas do Tocantins para o Estado do Pará, a despedida do Aporé nas águas do Paranaíba, as cidades do Leste e do Oeste, detendo-nos em Campos Belos para depois fixar a nossa atenção na imensidade territorial de Goiás, na parte em que se fundou mais tarde São Miguel do Araguaia, e sentíamos, com as palavras dos nossos Benfeitores da Vida Maior, que no Estado de Goiás estava, como está, o ápice geográfico do País.

Observávamos os rios do norte, correndo para a bacia amazônica e os rios do sul, procurando a bacia do Prata, e percebíamos que o Estado de Goiás deve ser tal qual é, o ponto máximo do equilíbrio e da ordem, do progresso e da paz na vida nacional.

A eles, os companheiros que ficaram distantes, o meu pensamento de saudade e gratidão. Não puderam chegar até aqui; venho agora, em nome de todos eles para agradecer-vos e pedir-vos para que me abençoeis, tanto quanto agradeço a Deus a ternura humana com que esses inesquecíveis amigos da infância e da juventude me ensinaram a respeitar-vos e a amar-vos profundamente.

O tema escolhido para esta noite é Cristo e a Atualidade.

Comuniquei ao nosso caro amigo, Dr. Lúcio Lincoln de Paiva, que não tenho qualidades para pronunciar uma conferência — não possuo nem mesmo voz adequada para a oratória. Entretanto, aceitaria uma conversação informal — um encontro amistoso com o coração de Goiás, porque tão somente pelos nobres sentimentos da comunidade goiana posso ser tolerado em minha ineficiência.

Aqui estou.

O tema é “Jesus e a Atualidade”, e, ainda agora, antes de vir ao vosso encontro, compulsei o Novo Testamento, que estudamos à luz dos ensinamentos de Allan Kardec, e encontrei no capítulo VI do Evangelho de São João os versículos de 59 a 68 que relacionam determinado desentendimento entre o Nosso Senhor Jesus Cristo e aqueles que o acompanhavam. Registrando dificuldades para assimilar as instruções do Divino Mestre, alguns aprendizes se mantinham desarvorados e Jesus, diante deles, indagou com bondade: — Porventura quereis também retirar-vos? Ao que Simão Pedro, o apóstolo, respondeu: — Senhor, se Te deixarmos para onde iremos? Tens contigo as palavras de vida eterna. ( † )

Justamente na hora presente do Mundo em que multidões imensas procuram Nosso Senhor Jesus Cristo, muitos representantes da nossa cultura alegam que Jesus está sendo abandonado; à frente de semelhante conflito desejamos dizer que ansiamos por Jesus Cristo cada vez mais em nossa vida e guardo a certeza de que todos nós, os que nos reunimos aqui, sentimos uma profunda saudade de Jesus, sempre, mais intimamente ligado aos nossos destinos, corações e pensamentos.

Em verdade, coletivamente fomos à Lua, redescobrindo caminhos que efetivamente já existiam, mas, quantas vezes sem Jesus, teríamos e teremos imensas dificuldades para o entendimento uns com os outros, em nossa viagem cotidiana de alma para alma e de coração para coração!…

Coletivamente, na Civilização Ocidental estamos ricos; entretanto, nunca houve tanta solidão, ou inexplicável necessidade de calor humano, entre as criaturas e, por isso mesmo, nesta honrada Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, peço permissão para afirmar-vos: nós queremos Jesus cada vez mais, precisamos do Cristo, não podemos dispensar Jesus e não podemos afastar-nos de Jesus, se buscamos o caminho da própria felicidade.

E a Ele, nosso Amado e Eterno Senhor, rogamos para que as palavras, que saiam de minha boca, possam manifestar o respeito que devemos a todos aqueles que garantem a ordem e a segurança, a paz e felicidade, o trabalho e o progresso em nosso País, dentro do Mundo conturbado de hoje, para que o meu verbo inexpressivo de médium espírita-cristão, com a responsabilidade de transmitir os pensamentos e as instruções dos nossos Benfeitores Espirituais, não venha a ferir pessoa alguma, crença alguma, coração algum, ou situação alguma. Em semelhante clima de apreço recíproco aqui nos achamos para a nossa conversação. Segundo o nosso ajuste, no qual confessei à digna Assembleia Legislativa do Estado de Goiás a minha incapacidade para senhorear a palavra num monólogo de grande alcance, aqui estamos para ouvir os queridos amigos que nos compartilham as alegrias desta noite nesta augusta Casa de Leis, à qual hipoteco a minha profunda veneração e o meu mais profundo amor, rogando a Nosso Senhor Jesus Cristo que ilumine cada vez mais as autoridades que nos dirigem e a todos aqueles que se fazem condutores do nosso progresso, na cultura e nó aperfeiçoamento de nossa vida, nas áreas do nosso relacionamento uns com os outros. Que Deus nos abençoe.


Francisco Cândido Xavier

Emmanuel


Abrir