O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Caminho, Verdade e Vida — Emmanuel


142


Um só Senhor

“Nenhum servo pode servir a dois senhores.” — Jesus. (LUCAS, 16.13)


1 Se os cristãos de todos os tempos encontraram dolorosas situações de perplexidade nas estradas do mundo, é que, depois dos apóstolos e dos mártires, a maioria tem cooperado na divulgação de falsos sentimentos, com respeito ao Senhor a que devem servir.

2 Como o Reino do Cristo ainda não é da Terra, não se pode satisfazer a Jesus e ao mundo, a um só tempo. 3 O vício e o dever não se aliam na marcha diária.

4 Que dizer de um homem que pretenda dirigir dois centros de atividade antagônica, em simultâneo esforço?

5 Cristo é a linha central de nossas cogitações.

6 Ele é o Senhor único, depois de Deus, para os filhos da Terra, com direitos inalienáveis, porquanto é a nossa luz do primeiro dia evolutivo e adquiriu-nos para a redenção com os sacrifícios de seu amor.

7 Somos servos d’Ele. Precisamos atender-lhe aos interesses sublimes, com humildade. 8 E, para isso, é necessário não fugir do mundo, nem das responsabilidades que nos cercam, mas, sim, transformar a parte de serviço confiada ao nosso esforço, nos círculos de luta, em célula de trabalho do Cristo.

9 A tarefa primordial do discípulo é, portanto, compreender o caráter transitório da existência carnal, consagrar-se ao Mestre como centro da vida e oferecer aos semelhantes os seus divinos benefícios.


Emmanuel


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir