O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Harmonização — Emmanuel


6


Profetas e apóstolos

“Por isso, diz também a sabedoria de Deus: — Profetas e apóstolos lhes mandarei, e eles matarão uns, e perseguirão outros.” — Jesus (Lucas, 11.49)


1 Profetas e apóstolos não vivem tão somente nos círculos dos preceitos religiosos.

2 Tempo virá em que o conceito da Revelação Divina abrangerá todos os departamentos das atividades úteis e generosas.


3 O serviço nobre, em todos os tempos, requisita missionários da visão e apóstolos da ação.


4 São eles que enriquecem os patrimônios da vida, recebem a onda de inspiração das Esferas Superiores e ambientam as ideias do Bem, plasmando-as, em seguida, através de serviços inestimáveis à coletividade.


5 Entretanto, a multidão e a vulgaridade jamais entenderam semelhantes trabalhadores, no tempo adequado.
Sejam cooperadores da religião, da ciência ou da economia, experimentam perseguições e ataques dolorosos que lhes fenecem a justa noção da soledade em que passam no mundo.


6 Não se lhes perdoa a superioridade, nem se lhes entende a visão ou o serviço nobre.


7 Trava-se a luta.
Às vezes, os trabalhadores são candidatos à posição de profetas ou apóstolos, porque o Homem, em todas as circunstâncias deverá a si próprio a elevação ou a decadência e, quando isso se verifica, a vulgaridade costuma vencer.


8 Falha, em parte, a experiência de maior ascensão.

9 Todavia, quando o profeta ou o apóstolo já se identificou à exata União com Deus, torna-se elemento de trabalho da Providência Divina.


10 Constitui-se em Seu Enviado na Terra e, atropelado, esmagado, perseguido, o trabalhador fornece testemunho em si mesmo, e atinge seus fins, cedo ou tarde, atendendo com valor aos Desígnios de Deus.


Emmanuel


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir