O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Queda e ascensão da casa dos benefícios — Bezerra de Menezes — 2ª Parte


1


Ensinando com amor

De mensagem recebida em 19.07.1973


1 Em meio de todos os empeços e dificuldades, fazendo sombras e sofrimentos, cultivai o bem que puderdes.

2 Um dia, reconhecereis que o bem é a única força que conta e que só no bem conseguireis segurança e paz, alcançando a felicidade a que aspiramos na vida.


De mensagem recebida em 24.01.1974


3 Quanto mais servimos, mais amplamente seremos servidos; quanto mais dermos de nós mesmos, mais receberemos dos outros.

4 Estejamos presentes na Obra e o Divino Administrador saberá usar-nos no instante oportuno, situando-nos onde, como, quando, quanto e com quem possamos melhor servir para a seara do bem.


De mensagem recebida em 14.11.1975


5 Quanto maior a atividade no bem, mais amplos os recursos que nos serão concedidos do Mais Alto, na Obra que, em sendo nossa por empréstimo do Senhor, a Ele pertence na origem, valorizando-nos para Ele próprio, na altura em que demonstremos utilidade e benefício, no amparo dos semelhantes.


6 Tanto quanto ocorre na vida pessoal de cada um, em que cada um de nós vale pelo bem que faça aos outros, um grupo é medido na sua rentabilidade para o bem comum.

7 Quanto mais amplas as nossas tarefas assistenciais, mais perto de nossos objetivos em JESUS nos identificamos.


De mensagem recebida em 14.11.1975


8 Estamos à frente de um mundo carecente de fé viva, pedindo esperança e tranquilidade, e sabemos nós que toda segurança, nos alicerces de qualquer garantia, vige no CRISTO DE DEUS, a que nos honramos por servir.


9 Quanto possível, entrelacemos os corações na tarefa, a fim de que os nossos braços se sustentem unidos no trabalho a executar.


De mensagem recebida em 23.05.1977


10 Sois os nossos braços e somos os vossos pensamentos. Conosco brilha a inspiração de muitos dos nossos Maiores e convosco jaz a riqueza da oportunidade de trabalhar.


De mensagem recebida em 3.02.1979


11 No setor do concurso fraterno, mais ainda pedimos a vós todos para continuardes a ser a nossa escora e a nossa colaboração no serviço a fazer.

12 Amemo-nos e amparemo-nos uns aos outros. A elevação é feita pelo espírito com os valores da vida íntima. Em nós trazemos o material indispensável à sementeira e à construção do futuro.


13 O serviço feito gerará serviço e, pelo idioma do trabalho a conversar conosco, sem as palavras do mundo, nos entenderemos todos quanto às tarefas que nos cabe fazer.


14 Trabalhemos. Quanto nos seja possível fazer em matéria de beneficência estaremos fazendo a nós mesmos.


15 Enxuguemos as lágrimas dos nossos irmãos em prova para que os nossos irmãos enxuguem as nossas.


16 Sejamos a segurança daqueles que padeçam indecisão e a esperança que levanta os desanimados do chão do fracasso para o recomeço da tarefa, porque nós todos precisamos recomeçar nesse ou naquele setor de atividade, para compreender melhor os nossos deveres.


17 Somos convenientemente instruídos pela Doutrina Espírita, nas áreas da Terra, para construirmos a nossa felicidade no Mais Além; e a felicidade no Mais Além se levanta de nossos próprios atos, no caminho do melhor que temos a fazer.


18 Escolhemos a lição do Bom Samaritano, ( † ) a fim de salientar o trabalho que nos compete junto da Humanidade. Em toda parte surpreendemos os espoliados de variados matizes. Os espoliados de afeto, de bens, de esperança, de vantagens, de oportunidades de trabalho ou de bênção, a nos solicitarem amor e consolação.


19 Imaginai-vos a Pleno Espaço, desligados do corpo físico, além da experiência no mundo terrestre. Ali estareis inevitavelmente convosco, tão somente convosco, revisando todos os valores que conseguistes acumular. E só se acumula com Jesus aquilo que doamos, em nome de Jesus, aos nossos irmãos em Humanidade.


20 Prossigamos cooperando com os nossos melhores recursos para que a paz e a segurança nos presidam às realizações que avançam no rumo do progresso espiritual a que aspiramos alcançar.


21 Quanto mais pudermos doar de nós em auxílio aos outros, mais receberemos dos celeiros do Senhor para enriquecer-nos a vida e o coração, o pensamento e as atividades de sempre, de modo a nos convertermos em canais autênticos da Infinita Bondade.


22 Quanto mais recebermos nas reservas da bênção e do socorro do Mais Alto, mais nos cabe doar ao próximo, em favor de nós mesmos.

23 Cada um de nós está sempre com a devida habilitação para auxiliar em algo, perante a nossa própria capacidade de receber.


Bezerra de Menezes


Abrir