O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Queda e ascensão da casa dos benefícios — Bezerra de Menezes — 2ª Parte


4


Orientando os médiuns

De mensagem recebida em 10.09.1949


1 O programa dos mediadores dedicados à luz divina entre as sombras humanas revela itens de sacrifícios a que nenhum trabalhador bem orientado poderá fugir: 2 trabalhar sem recompensa, amparar a todos; 3 servir sem pruridos de personalismo; 4 humilhar-se para que a bondade do Alto seja devidamente exaltada; 5 apagar-se a fim de que a lâmpada do Senhor brilhe com mais ampla intensidade em nosso roteiro pessoal; 6 desdobrar as ações do bem e intensificá-las em todas as direções; 7 semear com o Cristo sem desânimo; 8 abrir os celeiros do coração para a fome de entendimento que devora os nossos irmãos da Terra; 9 consagrarmo-nos de modo absoluto à felicidade alheia para recolher, com isso, a própria felicidade, são atitudes e medidas, determinações e bênçãos que precisamos sustentar, para que a luz do Céu encontre ressonância dentro de nós.


De mensagem recebida em 11.07.1952


10 Pacificando os desejos e caprichos de nosso “eu”, ajustando-nos aos celestes desígnios, a sabedoria do Alto encontrará, em nossas energias, a instrumentalidade indispensável à manifestação do Senhor, onde respirarmos; e trabalhando com assiduidade e carinho, instalaremos a obra de reestruturação dos próprios destinos, à frente do porvir.


11 Vigiemos, assim, meus amigos, acendendo, cautelosamente, a lâmpada singela da humildade para que o tempo não se escoe vazio, nas nossas mãos necessitadas de boas obras.


De mensagem recebida em 11.07.1952


12 Há quem se distancie dos trabalhos mediúnicos, a pretexto de guardar fidelidade à Doutrina Consoladora que nos irmana, entretanto, na obra tantas vezes reprovada do mediunismo prático é que vamos encontrar a luz do esclarecimento e do perdão, da bondade e do amor, atuando nos centros vivos de elaboração do pensamento, a fim de tudo reajustarmos para o Infinito Bem.


13 Nossa missão primordial é a de levantar nossos irmãos caídos nas trevas da ignorância e da miserabilidade, oferecendo-lhes novo caminho, na direção da luz. Nosso esforço maior permanece programado na assistência aos desencarnados infelizes, na caridade silenciosa da oração e do entendimento.


De mensagem recebida em 24.04.1957


14 Ajudemos nossos irmãos médiuns a compreenderem que somente o auxílio aos enfermos é a luz que buscamos, para que não tenhamos o entrave da pressa ou do desencanto, arruinando-nos a esperança e prejudicando-nos o tempo.


15 Quanto aos exercícios preparatórios ao desenvolvimento de efeitos físicos para a missão do socorro e da cura, apenas deverão objetivar o auxílio aos doentes, de vez que toda a expectativa para os olhos materiais é, na maioria das vezes, injustificável esquecimento do coração.


De mensagem recebida em 14.11.1975


16 Prestigiemos o fenômeno mediúnico, acima de tudo nas tarefas curativas, sem descurar dos aspectos de apoio à inteligência, de modo a que o socorro à existência física e a sustentação da ideia renovadora da sobrevivência se conjuguem. De qualquer modo, convirá sempre situar o coração na solidariedade, para que o alívio aos sofrimentos morais da coletividade se efetiva por nosso intermédio, quanto seja possível.


Bezerra de Menezes


Abrir