Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Seguindo juntos — Autores diversos


27


A chave

1 “Batei e abrir-se-vos-á.” ( † ) O ensinamento evangélico brilha soberano, em qualquer situação e em qualquer tempo.

2 Entretanto, sempre que a nossa solicitação reclame auxílio e oportunidade, é imperioso não esquecer a chave do esforço próprio.

3 Não bastará simplesmente pedir. É necessário merecer.

4 E, em parte alguma, surge o mérito sem árduo zelo na desincumbência dos deveres que a vida nos confere.

5 Vejamos o livro da Natureza em que o trabalho e a realização constituem mensagens de cada dia.

6 Sem o suor de quem semeia, a colheita não passaria de um sonho, e sem os calos da mão que ara a gleba, a sementeira jamais surgiria vitoriosa.

7 Sem o sacrifício da árvore que entesoura as bênçãos do sol, o campo não seria mais que terra seca, e sem a preocupação do artífice que desbasta a madeira bruta, a utilidade doméstica não nos socorreria a experiência comum.

8 Tudo na vida é cooperação, interdependência, concessão recíproca e amparo mútuo para aqueles que a enobrecem, a fim de serem por ela própria enobrecidos.

9 A fonte auxilia o solo, o solo ampara a semente e a semente produz o bom grão, que, mais tarde, se transforma em sustento real da floresta de que a fonte retira a proteção e a defesa.

10 Não nos aventuremos a pedir, sem dar de nós mesmos.

11 A prece é, sem dúvida, a escada luminosa de intercâmbio entre a Terra e o Céu, mas se os homens que insistem pelo favor dos anjos não se dispuserem à colaboração com eles, na obra de regeneração e sublimação do mundo, a escada mística seria apenas um monumento erguido à viciação e à ociosidade.

12 “Batei e abrir-se-vos-á”, repitamos com o Evangelho, mas não olvidemos, em todos os passos da peregrinação para o Cristo, a chave do serviço edificante, a única senha que nos assegurará, em espírito e verdade, o valor do merecimento justo com a resposta do Infinito Amor e da Eterna Sabedoria, em favor de nossa própria ascensão.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir