Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Tudo virá a seu tempo — Mensagens familiares de Elcio Tumenas


12


Repouso no reencontro espiritual

1 Querida mãezinha Elena, e os dias passam como as águas que descem de todas as alturas da terra, procurando o refúgio do mar.

2 De nosso caso, as alturas são do amor no mundo para que os dias se assemelhem às fontes, buscando o repouso no Reencontro Espiritual.

3 Sei que as suas dificuldades se agravaram. Nossa Lete se supõe marginalizada. Pelo menos assim parece, mas não há de ser nada… A querida irmã é uma estrela de compreensão e carinho, e o nosso Antonio, o irmão que passou a agradar-lhe a existência, é um amigo que nos auxilia.

4 Mãezinha Elena, o papai Antonio anda um tanto fatigado, e a nossa Babunha n está menos forte. Precisamos de sua saúde e de seu bom ânimo para reger o nosso ambiente doméstico em Vila Zelina. n

5 Diga à nossa querida Lete que estamos no ano do deficiente físico, segundo a escolha da vida comunitária. É ela amiga e benfeitora das crianças excepcionais n e precisa compreender que as mães que perdem algum filho ficam lesadas de tal modo na própria vida íntima que, a meu ver, passam a ser crianças excepcionais de Deus.

6 O telhado do acidente que me determinou a mudança para cá, não feriu a mim, feriu o seu coração, assassinando tantos de nossos planos mais lindos.

7 Nossa Lete nos auxiliará dando-nos aquele sorriso de compreensão com que sempre nos animou a vida, enxergando-nos na condição de duas almas que sofreram muito com a cirurgia da morte, que nos pareceu uma lâmina a dividir-nos os corações em pedaços.

8 É impossível que a irmãzinha não nos entenda, ela que é uma luz quando tantos pequeninos sofredores encontram nela uma segunda mãe.

9 Creia, mãezinha Elena, que estou pedindo isso em minhas orações e espero que as suas vibrações de confiança e de amor se reúnam às minhas. Parece nada, mas a nossa Lete é um tesouro para nós e não queremos perdê-la.

10 Ao papai, à querida Babunha e a todos, com a nossa Lete e o nosso caro Cittadino n à frente de todos os rumos, o meu abraço de reconhecimento, que em seu coração se acolhe à maneira de um pássaro a refugiar-se no próprio ninho, o coração de seu filho sempre mais, o seu Elcinho.


.Elcio Tumerzas

(25/7/1981)       


NOTAS E COMENTÁRIOS


1. Vila Zelina — a família de Elcio mora há décadas em Vila Zelina — São Paulo.

2. É ela (Lete) amiga e benfeitora das crianças excepcionais — Arlete, irmã de Elcio, é terapeuta ocupacional e trabalha com crianças excepcionais.

3. Cittadino — Elcinho refere-se nesta mensagem a seu cunhado Antonio Cittadino, não pelo apelido, mas pelo sobrenome.


Muito embora a carta tenha sido encaminhada à mãe, parece que seu destino era a irmã que, passando por problemas pessoais, recebe conselhos do irmão de maneira bastante afetuosa, na intenção de não provocar melindres. Talvez, por isso, possamos considerar os espíritos muitas vezes mais diplomatas que nós.


.Eduardo Carvalho Monteiro


Lição que, em todos os tons,

É sempre luz onde pises:

Primeiro, sejamos bons,

Depois seremos felizes.


.Ormando Candelária/Chico Xavier (Cdf)


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir