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Dez mandamentos


TEMAS CORRELATOS: Antigo Testamento. | Evangelho. | Lei. | Mandamento. | Moisés. | Pentateuco moisaico. | Sábado.

OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA



Dez Mandamentos. — A lei fundamental do estado hebreu. Os hebraicos chamaram-nas as dez palavras (Ex 34.28; Dt 4.13; 10.4). Foram promulgados por Deus no Sinai, e escrito por ele em duas tábuas de pedra (Ex 31.18). A inscultura estava tanto nas superfícies frontais como traseiras (32.15). As leis aparecem em duas formas: a forma original, contida em Ex 20, e a citação livre das palavras por Moisés em Deut 5.6-21. A diferença principal é que a lei do SABAT é imposta, na lei original, por referência a Deus que descansa no sétimo dia de trabalho da criação; ao passo que quando Moisés cita a lei publicamente, ele omite esta base fundamental do mandamento e refere-se à libertação do Egito como a razão por que Israel devia lembrar-se do dia. Uma outra diferença, e sobre a qual tensão imprópria foi colocada, é que quando Moisés repete o décimo mandamento, ele usa a palavra cobiçar em uma só cláusula e emprega desejar em vez de cobiçar em referência à casa do vizinho, campo, etc.. Estas diferenças não são contradições, e elas são inteiramente explicadas pelo caráter do Deuteronômio. Veja Deuteronômio.


Os dez mandamentos não são enumerados individualmente na Bíblia. Judeus mais antigos consideraram as palavras “sou o Senhor vosso Deus, que vos trouxe para fora da terra do Egito, para fora da casa da servidão” (Ex 20.2) como o primeiro mandamento. Estas palavras, no entanto, não são na forma de um mandamento. Constituem o prefácio às dez leis que seguem. Omitindo o prefácio, há dois métodos de enumeração: 1. De acordo com o ensino recebido das igrejas Católica  Romana e Luterana, baseado em Agostinho, a primeira tabela contém três mandamentos e a segunda tabela sete. Agostinho adotou esta classificação porque exibe os números simbólicos três, sete, dez e porque representam uma diferença real na natureza dos mandamentos, os primeiros três são deveres em direção a Deus e os últimos sete deveres em direção ao homem. A primeira divisão incluiu o mandamento lembrar-se do SABAT; e para destacar três mandamentos nesta tabela, Agostinho uniu em um os mandamentos de não ter outros deuses e não fazer nenhuma imagem de escultura; e para completar sete na segunda tabela ele dividiu o mandamento contra não cobiçar em duas leis. Seguiu o texto do Deuteronômio, e fez do mandamento não cobiçar a esposa do vizinho o nono mandamento, e aquele contra desejar uma propriedade do vizinho o décimo. A igreja católica segue o texto do Êxodo, e faz do mandamento não cobiçar a casa do vizinho o nono, e aquele contra desejar a esposa do vizinho, criado, etc., o décimo. As grandes objeções a este método de enumeração são que não faz nenhuma distinção entre politeísmo e idolatria, e introduz uma distinção arbitrária relativo a tipos de não cobiçar. 2. A divisão que enumera o mandamento contra o politeísmo como o primeiro, e aquele contra a idolatria como o segundo, e aquele contra não cobiçar como o décimo. Esta divisão é a mais antiga que se conhece. Foi reconhecida por Josefo (Antig. 3.5, 5), por Filo (de Dec. I.), e por Orígenes; e foi adotado pelas Igrejas Reformadas. Mas há dois métodos de distribuir os dez entre as duas tabelas: (1) Eles são agrupados ordinariamente como quatro que relacionam-se ao dever do homem para com Deus e seis a seus deveres para com seus companheiros. Esta divisão é suficientemente simples, e é eticamente correta; mas falta simetria. (2) Cinco são atribuídos a cada tabela (Antig. 3.5, 8). Este arranjo preserva o agrupamento de leis em décalogos, subdividido em cinco grupos, que caracteriza muito da legislação. E do ponto de vista Judeu, indubitavelmente, a divisão é eticamente correta; para a primeira tabela inclui deveres de religiosidade, que não encerram quaisquer direitos correspondentes e a segunda tabela abarca deveres de justiça, que envolvem direitos. O dever de honrar os pais e estende-se à de mantê-los se for necessário, foi considerado como absoluto e incondicional (Mc 7.10-13). Era um dever pio, um dever religioso, e pertenceu corretamente à primeira tabela. Paulo às vezes é citado como endossando esta divisão; ao resumir os deveres que estão compreendidos no mandamento amar o próximo como a si, ele os enumera últimos mandamentos, e não faz nenhuma menção de honrar os pais (Rm 13.9). Mas a enumeração de Paulo não pretende estar completa. Omite o nono mandamento. Jesus colocou o quinto mandamento no mesmo grupo com os últimos cinco (Mc 10.19). — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis©


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