O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Seção Temática

Índice | Página inicial | Continuar


Jeová


TEMAS CORRELATOS: DEUS. | Senhor.

Jeová,  †  a pronunciação comum do tetragrama hebreu Yhvh, um dos nomes de Deus (Ex 17.15). O nome original foi ocasionalmente usado por um escritor tão antigo quanto Neemias (1.5; 5.13; 8.1), que, aliás, tinha a última parte do seu nome assim constituído (Nehemiah). Mas não era o nome favorito para representar Deus; e deixou de ser pronunciado quando a versão grega foi feita, porque os tradutores substituíram-no por Senhor. Cresceu o costume entre os hebreus de, em seu lugar, na leitura, pronunciar a palavra Adonay, Senhor; ou quando seguida de Adonay, pronunciar Elohim, Deus (Gn 15.2), como nós dizemos a saber em vez de isto é. Quando os pontos de vogal eram adicionados ao texto consonantal hebreu, as vogais de Adonay e Elohim recebiam o tetragrama (Yhvh). Esta pontuação deu origem à pronunciação de Jeová, corrente desde os dias de Petrus Galatinus, confessor de  Leão X, em 1518. A substituição da palavra Senhor pelos hebreus mais antigos e pelos tradutores da Septuaginta levou a uma substituição na versão atual (Gn 2.4). Em tais instâncias SENHOR está impressa em letras capitais pequenas (Versalete). O tetragrama, acredita-se geralmente ter sido pronunciado Jahweh, Yahweh, porque o nome  divino Jah (Sl 89.8) e as formas Yeho, Yo, Yah e Yah, que ocorrem constantemente em nomes adequados, como no hebraico de Jehoshaphat, Joshaphat, Shephatiah, podem todos ser derivados de Yahweh de acordo com as leis da filologia. Yahweh é uma forma arcaica. Provavelmente representa Qal imperfeito do verbo hawah, que posteriormente tornou hayah. Se isto for assim, significa “Ele que no sentido absoluto existe e que manifesta sua existência e seu caráter” (Ex 3.13,15). O Criador, o que sustenta e o regulador moral do universo é Elohim, Deus; o Deus do pacto de Abraão, Isaque e Jacob, o Deus em quem colocam sua força presente e sua esperança para a existência futura é El Shadday, Deus onipotente; mas o Deus da revelação e da graça, que habita com seu povo, guiando-os e protegendo-os, e recebendo sua adoração é Jeová. Se o nome foi conhecido por outros povos antes de atingir sua celebridade entre os hebreus é ainda questionado. Os homens começaram a chamar pelo nome de Jeová nos dias de Enos, o terceiro filho de Adão (Gn 4.26). Não deve ser inferido, todavia, que eles necessariamente usassem o nome Jeová. Adoraram o Deus da revelação e da graça, qualquer que fosse o nome empregado para denotar a ideia.  Sua primeira ocorrência em nomes adequadamente registrados está em (Jochebed) Jacobed, uma ancestral de Moisés (Ex 6.20). Pode fracamente ser identificado em Moriah. A evidência de seu uso em nomes apropriados é encontrada assim mais cedo do que são achados traços do emprego de Shadday para fins semelhantes (Nm 1.6,12). Na geração depois do êxodo, aparece em (Joshua) Josué (Nm 13.16). Ele então fica frequente (1 Cr 6.6,7, 36). Para saber que Deus é Jeová e conhecer o nome de Jeová não basta um mero conhecimento externo da palavra Jeová, mas uma experiência com Deus que manifesta-se a seu povo em graça e amor (1 Rs 8.43; Sl 9.10; 89.14; Is 52.6; Jr 16.21).  Em Ex 6.2-8 Deus promete que os filhos de Israel entregues ao cativeiro teriam uma experiência de sua graciosa intervenção e seu amor, como seus antepassados não haviam conhecido. Veja Pentateuco. — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis©


Abrir