Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 45

(Versículos e sumário)

45 Não se podia José mais conter, estando rodeado de muita gente; pelo que ordenou que todos saíssem para fora, e nenhum estranho assistisse ao reconhecerem-se mutuamente.

2 E levantou a voz com choro, a qual ouviram os egípcios, e toda a casa de Faraó.

3 E disse a seus irmãos: Eu sou José, vive ainda meu pai? Não podiam responder-lhe seus irmãos, possuídos d’um excessivo terror.

4 Aos quais ele com clemência disse: Chegai-vos a mim. E tendo-se eles chegado perto, eu sou, disse, José vosso irmão, a quem vós vendestes para o Egito.

5 Não temais, nem vos pareça ser causa dura o terdes-me vendido para estas terras, porque para vosso bem me mandou Deus adiante de vós para o Egito.

6 Porquanto há dois anos que principiou a haver fome na terra, e ainda restam cinco anos, nos quais nem se poderá lavrar, nem segar.

7 E Deus me mandou adiante,para que vós vos conserveis sobre a terra, e possais ter de que vos alimentar.

8 Não foi por vosso conselho que eu fui mandado para aqui, mas por vontade de Deus, o qual me fez como pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e príncipe em toda a terra do Egito.

9 Apressai-vos, e ide para meu pai, e dir-lhe-eis: eis aqui o que te manda dizer teu filho José: Deus me fez senhor de toda a terra do Egito, vem para minha companhia, não te demores,

10 E habitarás na terra de Gessen, e estarás junto a mim tu e teus filhos, e os filhos de teus filhos, as tuas ovelhas, e os teus rebanhos, e tudo o que possuis;

11 E aí te sustentarei (porque ainda restam cinco anos de fome), para que não pereças com toda a tua casa, e tudo o que possuis.

12 Os vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim veem, que a minha boca é que vos fala.

13 Noticie a meu pai toda a minha glória, e tudo quanto vistes no Egito; apressai-vos e trazei-mo.

14 E tendo-se lançado ao pescoço de seu irmão Benjamim para o abraçar, chorou; e chorando ele também semelhantemente abraçado com José.

15 E José beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre cada um deles; depois do que se afoitaram a lhe falar.

16 E ouviu-se, e divulgou-se como nova de gosto no palácio do rei. Chegaram os irmãos de José; do que se alegrou muito Faraó e toda a sua família.

17 E mandou a José que ordenasse a seus irmãos, dizendo: Carregai os vossos jumentos, ide para a terra de Canaã,

18 E tirai daí vosso pai e parentela, e vinde para mim; e eu vos darei tudo o bom que há no Egito, para que comais do melhor desta terra.

19 Ordena também que levem da terra do Egito carros, para a condução de seus filhinhos e mulheres, e dize-lhes: Trazei vosso pai, e dai-vos pressa a vir quanto antes.

20 Nem deixeis coisa alguma das vossas alfaias, porque todas as riquezas do Egito serão vossas.

21 E os filhos de Israel fizeram como lhes fora mandado. E José lhes fez dar carros, segundo a ordem de Faraó, e mantimentos para o caminho.

22 Mandou também dar a cada um duas opas;  n a Benjamim porém deu trezentas moedas de prata com cinco opas das melhores,

23 Mandando a seu pai outro tanto de dinheiro e de vestidos, acrescentando também dez jumentos carregados de todas as riquezas do Egito, e outras tantas jumentas, que levavam trigo e pão para o caminho.

24 Despediu pois a seus irmãos, e ao partir lhes disse: Não guerreeis na caminho.

25 Os quais saindo do Egito, chegaram a casa de seu pai Jacob na terra de Canaã.

26 E lhe deram a nova, dizendo: José teu filho está vivo, e ele próprio está dominando em toda a terra do Egito. Ouvindo isto Jacob, como se despertasse de um pesado sono, ainda assim os não acreditava.

27 Eles pelo contrário lhe referiam toda a ordem do sucesso. E tendo visto os carros, e tudo o que havia mandado, reviveu o seu espírito,

28 E disse: Basta-me, se ainda vive meu filho José; irei, e vê-lo-ei antes que morra.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir